Na cidade

Atenção: as temperaturas vão voltar a subir no fim de semana

Há seis concelhos em risco máximo de incêndio.

Deverá ter especial atenção ao sol.

De acordo com o Instituto do Mar e da Atmosfera, as temperaturas máximas vão voltar a subir e esta sexta-feira, 10 de agosto, está previsto vento forte no litoral oeste e terras altas. Em seis concelhos dos distritos de Santarém e Faro há mesmo risco máximo de incêndio. Os municípios de Vila Nova da Barquinha (Santarém) e os concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Tavira, São Brás de Alportel e Loulé (todos em Faro) deverão estar em alerta máximo.

Em risco elevado estão cerca de 70 municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Beja e Faro. Outros 100 municípios de norte a sul do País, sobretudo no interior e no Alentejo, englobam também este risco elevado.

De recordar que o risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis distintos, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”.

As temperaturas máximas deverão então chegar aos 34 graus em Castelo Branco, Évora e Beja, e as mínimas vão baixar até aos 12 graus na Guarda, em Bragança e Coimbra. 

Para os Açores o IPMA prevê céu geralmente pouco nublado e vento fraco, com as temperaturas a atingirem os 29 graus. Na Madeira o céu terá períodos de muita nebulosidade. Aqui, as temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 25 graus.