NiTfm live

Na cidade

Atenção: a chuva forte e a neve chegam em força esta quarta-feira

O IPMA prevê ondas de cinco metros e muita precipitação em algumas regiões do País.
Na sexta as ondas podem chegar aos 14 metros.

A semana começou com cinco distritos em alerta amarelo. Esta quarta-feira, 30 de janeiro, há nove zonas do País com este aviso. As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) são de chuva forte e agitação marítima que se mantêm até à próxima sexta-feira, 1 de fevereiro.

As zonas costeiras de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa poderão receber ondas entre quatro a cinco metros de altura entre o meio-dia desta quarta-feira e as seis da manhã de sexta. Segundo a “TVI24”, estão também previstos períodos de chuva forte as 15 horas de quarta e a meia-noite de quinta-feira, que poderão ser mais intensos em Viana do Castelo, Porto e Braga.

Já na sexta-feira, 1 de janeiro, as condições meteorológicas vão piorar e haverá mesmo distritos com aviso laranja, o segundo mais alto na escala do IPMA. Nas zonas costeiras de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa as ondas poderão chegar aos 14 metros. Este aviso ficará ativo pelo menos até às 18 horas desse dia.

Na sexta, outros distritos ficam também sob alerta amarelo, como Setúbal, Faro e Beja, também devido à agitação marítima. O IPMA prevê ainda queda de neve acima dos 800 metros.