NiTfm live

na cidade

As scooters da Lime já andam por Lisboa — e nós contamos-lhe tudo

Chegam a 24 quilómetros por hora, aguentam 50 quilómetros com bateria e já as pode experimentar.

Elas já andam por aí. Esta quinta-feira, 4 de outubro, chegaram a Lisboa centenas de scooters elétricas da Lime (Lime-S) que estão disponíveis em mais de 90 hotspots, espalhados pela cidade.

A empresa norte-americana pretende afirmar-se como uma alternativa de mobilidade mais amiga do ambiente — e mais eficiente no trânsito — em Portugal, como explicou à NiT, na semana passada, o seu porta-voz.

O funcionamento é muito simples: se quiser experimentar um destes modelos, procure por uma das trotinetes elétricas num dos 90 hotspots. A NiT confirmou que um deles está no Saldanha, junto da saída do Metro na Duque de Ávila, por exemplo. 

As scooters são desbloqueadas através da aplicação da Lime (disponível para iOS e Android), digitalizando o QR Code que existe em cada Lime-S. Uma viagem custa 1€ para desbloquear e 0,15€ por cada minuto de utilização. Antes e durante o percurso, os utilizadores poderão controlar o estado da bateria.

As e-scooters vão ser distribuídas todos os dias antes das 9 horas e recolhidas depois das 21 horas, para serem recarregadas durante a noite. Na fase de lançamento, haverá entre 200 a 400 scooters disponíveis em Lisboa, mas o número pode aumentar, dependendo da necessidade dos lisboetas.

Segundo informações da empresa, a Lime-S é um equipamento leve e robusto, feito em colaboração com o fabricante Segway. Tem dois pneus de borracha de oito polegadas, travão dianteiro e traseiro, luzes dianteiras e traseiras. Tem ainda alavancas para o travão e acelerador.

O limite de velocidade é de 24 quilómetros por hora e a bateria aguenta, no máximo, 50 quilómetros. A idade mínima para as poder utilizar é de 18 anos. A Lime garante que vai ter colaboradores “constantemente em serviço” por toda a cidade, para procurar scooters mal estacionadas ou danificadas e para recolhê-las, se for necessário.

A empresa foi lançada em junho de 2017, em Greensboro, Carolina do Norte, pela Andreessen Horowitz, de Silicon Valley. A sede fica em San Mateo, Califórnia. Em apenas 14 meses, foram realizadas mais de 10 milhões de viagens com as bicicletas, bicicletas elétricas e scooters elétricas da Lime.

A empresa tem cerca de três milhões de utilizadores em todo o mundo e foi a primeira a introduzir as scooters elétricas na Europa.