NiTfm live

Na cidade

Papeleiras com arte urbana para acabar com as beatas chegam esta sexta-feira

As primeiras 15 serão instaladas esta sexta-feira, 8 de novembro, na Penha de França, Lisboa.
O novo destino das beatas.

Esta sexta-feira, 8 de novembro, chegam à freguesia da Penha de França, em Lisboa, as 15 papeleiras antigas que foram convertidas em verdadeiros objetos de arte urbana. Tal como a NiT noticiou, agora estarão capacitadas para recolher beatas e servem como alerta para o problema das beatas que são deitadas para o chão – sete mil por hora, só em Portugal. O objetivo destas papeleiras é motivar os fumadores a deitar as suas beatas no sítio correto.

A iniciativa “Beata É Plástico ” é da Zero Waste Lab em co-organização com o Gabinete de Informação do Parlamento Europeu e a Representação da Comissão Europeia em Portugal. Na prática, o projeto consistiu em convidar cinco diferentes conjuntos artísticos a deixarem sua marca em mobiliário urbano da cidade, alertando os fumadores e a população em geral.

Apesar de começar pela zona da Penha de França, a associação garante que elas chegarão a toda a capital. No dia 8 de novembro, voluntários poderão participar num percurso pedestre com recolha de pontas de cigarros, seguido de uma conversa aberta sobre questões ambientais. O ponto de encontro é na Praça António Sardinha, Penha de França, pelas 15 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da página do evento.