NiTfm live

na cidade

As máquinas multibanco estão a ser substituídas por ATM com taxas e já há queixas

Mudança de caixas é feita sem aviso e a surpresa chega quando levanta o seu dinheiro e vê que pagou uma comissão.

Melhor confirmar, sempre.

A situação não é nova, mas tem vindo a piorar, ou neste caso a aumentar. Por todo o País, muitas caixas de multibanco tradicionais, geridas pela SIBS, estão a ser substituídas por ATM de redes estrangeiras, sem aviso ou explicação de como funcionam. E aos clientes só reparam depois de levantarem dinheiro, quando descobrem que lhes foi cobrada uma comissão.

Segundo o jornal “Sol“, deve estar atento sempre que vê caixas que pertencem à rede Euronet Worldwide. É que elas parecem iguais às outras, estão nos mesmos locais, mas ao contrário do que acontece com a rede Multibanco, pode ter de pagar uma comissão.

Sobretudo se tem um cartão com função de débito e crédito. Isto porque, com estes cartões, enquanto na caixa tradicional é assumido o débito, nestas de redes estrangeiras é normalmente assumido o crédito, e daí os custos.

O jornal fala em várias reclamações no Portal das Queixas — em casos com comissões de 15€ por levantamentos de 200€ — e diz que, para quem tem o cartão com as duas funções, o melhor é mesmo confirmar se está na caixa certa (a que diz Multibanco ou SIBS), antes de tirar o seu dinheiro.