NiTfm live

Back in Town

Aquaparque do Restelo vai abrir em breve com um jardim

O antigo parque aquático de Monsanto, "o aquaparque da morte", vai reabrir com um jardim e um parque infantil. Segundo o vereador José Sá Fernandes, acontecerá “em breve”.

Foto de Miguel Dias/Evasão

Foi um dos parques aquáticos mais populares de Portugal, mas a sua história ficou marcada pela tragédia. A 27 de julho de 1993, uma menina de nove anos desapareceu sem deixar rasto no Aquaparque do Restelo. Falou-se em rapto, distribuíram-se panfletos com o rosto da criança. Dois dias depois, Frederico Duarte também é dado como desaparecido. Tal como Cristina, tinha nove anos e foi visto pela última vez no parque aquático.

A hipótese de rapto voltou a estar em cima da mesa, mas esta teoria veio a comprovar-se estar errada. Nesse mesmo dia foram encontrados os corpos das duas crianças. Tinham ficado presos nas tubagens, com apenas 27 centímetros de diâmetro. Lá fora, a entrada do parque encheu-se de populares que protestavam contra o que tinha acontecido. As câmaras da SIC apanharam uma frase que nunca mais foi esquecida: “Isto é o Aquaparque da morte.”

Quase 24 anos depois da tragédia, que levou ao encerramento imediato do parque aquático e consequente abandono, o Aquaparque do Restelo vai voltar a abrir com um jardim e um parque infantil. Esta quarta-feira, 3 de maio, a Câmara de Lisboa anunciou que as obras estão praticamente concluídas, e a abertura deverá acontecer “em breve”.

“Estamos neste momento a instalar um parque infantil. A renaturalização do terreno, na sua grande maioria, está feita e em breve uma parte substancial do antigo aquaparque será aberta ao público”, disse o vereador da Estrutura Verde da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, cita o “Observador”.

A maior parte das construções foi demolida e o terreno reflorestado. Em princípio não será retirada a cerca que circunda o terreno de nove hectares e o jardim estará aberto ao público apenas durante o dia.

Recorde o artigo da NiT com as imagens impressionantes do abandono do Aquaparque no Restelo.