NiTfm live

back in town

Algarvios: hoje é um bom dia para ver a Estação Espacial Internacional

ISS passa no ângulo certo para conseguir ver qualquer coisa. Só falta o tempo ajudar.

Um "olá"dos astronautas da NASA em janeiro

Se mora no Algarve e hoje, ao final do dia, o tempo estiver bom e o céu sem muitas nuvens, olhe para cima, não custa nada. Pode ser que consiga avistar a Estação Espacial Internacional.

De acordo com o jornal regional do Algarve, ao final da tarde e início da noite de hoje, será uma das melhores alturas deste ano para os algarvios observarem a Estação da NASA.

Isto porque ela vai passar a cerca de 61 graus em relação à linha do horizonte da região, o que em teoria permite uma boa visão. Esteja atento sobretudo a partir das 18 horas. 

A ISS (da sigla em inglês) pode ser vista e fotografada à vista desarmada. Esta manhã, dois astronautas saíram da estação para tratar de questões de armazenamento e o passeio foi transmitido em direto para todo o mundo no canal de tv da NASA, que vai tendo ligações destas sempre que possível.

Ontem, soube-se também que quinze alunos portugueses, do Agrupamento de Escolas do Fundão, vão falar com um astronauta da Internacional Space Station, algo que conseguiram através de uma simples candidatura. O contacto vai ser estabelecido no dia 21, anunciou a escola.