Na cidade

Algarve: foi reconstruída uma torre com 400 anos que servia para avistar piratas

A reconstrução da antiga torre de vigia foi feita pela Câmara de Lagoa. Veja o antes e o depois.

Tem uma vista incrível.

Não se sabe ao certo, mas julga-se ter sido construída entre os séculos XVI e XVII. Portanto, há já 400 anos que a Torre da Lapa, que fica fica no topo de uma falésia em Ferragudo, na Lagoa, Algarve, é uma referência na localidade. Foi criada com o objetivo de avistar embarcações inimigas.

Segundo a “TVI 24“, a vereadora da Câmara de Lagoa, Anabela Simão, terá explicado que era também de lá que se enviavam sinais de fumo para proteção das povoações contra ataques de piratas ou outros invasores, que tentavam roubar a produção agrícola, vinhos e peixe. Com o passar dos anos foi ficando danificada. Porém, desde o ano passado que estava a ser reconstruída.

O antes e o depois.

Durante os trabalhos de recuperação, descobriu-se que o interior da torre era oco, quando se pensava que seria preenchida por dentro.

Agora que já está recuperada, a Torre da Lapa vai ficar integrada no caminho dos promontórios, uma rota pedestre que abrange vários pontos de interesse e de onde se pode fazer observação de aves.

No ponto onde fica situada é ainda possível avistar uma boa extensão de oceano e a embocadura do Rio Arade. Por isso, não faltam motivos para lá passar.