NiTfm live

Na cidade

Algarve já tem reservas antecipadas de toldos de praia

Os concessionários admitem não ter ainda muita informação sobre como gerir a situação da pandemia e do distanciamento.
Praia dos Pescadores, Albufeira.

Mesmo com a incerteza causada pela pandemia do novo coronavírus — ou talvez precisamente por causa dela — há já portugueses a fazerem reservas antecipadas de toldos de praia no Algarve e a procurarem os concessionários, apesar de estes admitirem não ter muita informação sobre a abertura da época balnear.

Segundo o dono de uma concessão na praia da Rocha Baixinha Nascente em Albufeira à Lusa, sempre houve reservas antecipadas; “mas nota-se que há uma preocupação dos portugueses em reservar o toldo” este ano, “com medo de ficarem sem lugar no verão, algo que se passa também com colegas meus”.

A duas semanas da abertura da época balnear, prevista para 6 de junho, Rui Cardoso adiantou estar a ser contactado por “clientes preocupados”, a quererem saber “como vão ser aplicadas as regras e se há alterações na disposições dos chapéus”.

Entre as regras decretadas pelo Governo para as praias contam-se a obrigatoriedade de manter uma distância de, pelo menos, um metro e meio entre grupos, assim como uma distância mínima de três metros entre toldos e guarda-sóis, que só podem ser ocupados por cinco pessoas. Rui Cardoso referiu que ainda faltam muitos detalhes nas informações recebidas e que os concessionários “ainda não foram esclarecidos pelas autoridades”, mas acredita que nos próximos dias possa haver novidades, a tempo da abertura da época balnear.

A obrigatoriedade da existência de “três nadadores salvadores a cada a 100 metros” é outro dos problemas apontados pelo empresário, que questiona se “os custos irão aumentar com uma extensão da concessão”, realçando o facto de não haver nadadores salvadores suficientes.