NiTfm live

Na cidade

Alerta, verão: esta semana há cidades do País que vão chegar aos 30 graus

Os termómetros vão continuar a subir nos próximos dias. Prepare-se para temperaturas bastante invulgares para a época.
Primeira ida à praia?

Falta mais de uma semana para o início da primavera — que, em 2020, faz a capicua e chega a 20 de março — mas as temperaturas já são de verão. Esta semana, mais precisamente na quarta-feira, 11 de março, há várias cidades do País onde os termómetros vão chegar aos 29 ou aos 30 graus.

O calor tem vindo a aumentar e já esta terça-feira, dia 10, as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para céu geralmente pouco nublado, pequena subida da temperatura máxima, vento em geral fraco e acentuado arrefecimento noturno, na generalidade do território.

Na quarta-feira, as temperaturas voltam a subir e chegam aos tais valores insólitos para a época: 27 graus em Lisboa e Faro, 28 em Sines, 29 em Évora, Setúbal e Santarém e no distrito de Beja há cidades a chegar aos 30 graus. Só a norte os valores vão manter-se mais amenos, com o Porto, por exemplo, a não passar dos 18 graus de máxima.

O pico de calor é temporário e na quinta-feira, 12, é previsível que as temperaturas voltem a cair abruptamente, com Lisboa, por exemplo, a não passar dos 20 graus de máxima nesse dia.

Para o próximo fim de semana, é esperado céu pouco nublado em todo o País, com as temperaturas a rondar os 21 graus de máxima, e no domingo é mesmo antecipado um regresso das nuvens, ainda que sem chuva.