NiTfm live

na cidade

Ainda não é desta: fim de semana volta a ser de frio e chuva

Enquanto o resto da Europa aproveita o tempo quente, em Portugal ele tarda a chegar. As temperaturas só começam a aquecer no final da próxima semana.

Primavera de chuva.

Os arraiais estão montados, o Mundial de Futebol está à porta e pede festa ao ar livre com ecrãs gigantes, há concertos e eventos, há comerciantes certamente a perder dinheiro, há roupas e sandálias por estrear, mini férias marcadas por causa dos feriados, mas quando o tempo não quer ajudar, não há mesmo nada a fazer. 

Portugal continua com temperaturas baixas para a época e com chuva em quase todo o País e a culpa parecer ser do anticiclone dos Açores, que este ano tem estado num local diferente. Enquanto o resto da Europa vive um verão antecipado, por aqui vive-se a primavera mais tímida de que muitos têm memória.

O fim de semana que está à porta não traz grandes melhorias, e se em Lisboa o Instituto de Meteorologia prevê aguaceiros e temperaturas de 20º para sábado e domingo, no Porto e região norte há mesmo previsão de chuva forte, sobretudo no domingo.

Nem na noite de Santo António, dia 12, e feriado de dia 13 em Lisboa, as coisas melhoram muito — não há previsões de chuva, mas céu nublado e as mesmas temperaturas. Só a partir da próxima quinta-feira é que as coisas parecem querer mudar: se entretanto não houver alterações, o próximo fim de semana já promete sol e temperaturas mais próximas do normal para a época, a rondar os 28º no sul, 26º no centro e 23º no norte.