NiTfm live

Na cidade

Agência do Ambiente aprova aeroporto no Montijo — mas vai custar mais 48 milhões

Serão necessárias medidas para proteger aves, reduzir ruído e reforçar barcos para Lisboa, além de não haver voos de madrugada.
O investimento total é de mais de mil milhões de euros.

A Agência Portuguesa do Ambiente já emitiu uma declaração de impacte ambiental que é favorável à construção do novo aeroporto no Montijo. No entanto, há uma série de condições que terão de ser implementadas, o que poderá custar cerca de 48 milhões de euros à ANA Aeroportos de Portugal.

Entre as medidas propostas estão fundos entre 15 a 20 milhões de euros para reforçar o isolamento de vários edifícios públicos e privados naquela zona. Além disso, estão previstos dez milhões de euros para a compra de dois barcos para a Transtejo reforçar o transporte de passageiros para Lisboa.

Em cima da mesa estão ainda propostas para compensar os habitats de várias aves, entre outras iniciativas para reduzir o impacte ambiental naquela zona. Também não poderão haver voos durante toda a noite, entre as 23 horas ou meia-noite e as seis ou sete horas da manhã.

Esta era a decisão que faltava para que o processo de transformar a base militar num aeroporto civil pudesse avançar. O investimento total será superior a mil milhões de euros. 

Em comunicado, a ANA diz ver “com surpresa e apreensão algumas das medidas propostas, que avaliará detalhadamente dentro do prazo legal definido”.

A entidade responsável pela gestão dos aeroportos acrescentou ainda: “Em conformidade com o procedimento aplicável, a ANA Aeroportos de Portugal irá analisar a exequibilidade, equilíbrio e benefício ambiental dessas medidas, bem como as suas implicações tendo por base os pressupostos acordados anteriormente para o projeto.”

Noutra reação, a associação ambientalista Zero lamentou ao jornal “Observador” a “decisão expetável e já anunciada num processo não conforme e com lacunas graves”. A associação disse que vai apresentar queixa à Inspeção-Geral do Ambiente e à Comissão Europeia.