NiTfm live

Na cidade

Este domingo, A Rua é Sua: Avenida da Liberdade sem carros e com atividades

Há música, insufláveis, desporto, trotinetes, karts, oficinas, street food, artesanato e mercado biológico para descobrir no meio da rua.
Um dia inteiro sem carros.

Último domingo do mês começa a ser sinónimo, em Lisboa, de tempo e espaço para brincar, correr, saltar, comer, passear e conviver. No dia 29 de setembro há mais um A Rua é Sua, em que a Avenida de Liberdade fecha ao trânsito — e os carros dão lugar a dezenas de atividades.

A iniciativa acontece entre as 11 e as 19 horas e vai já na sua quinta edição. Desde maio, quando foi anunciado o primeiro evento, que o espaço e as ofertas têm crescido, criando uma rotina que começa a ser parte da cidade.

A temática desta edição é a mobilidade, por isso, não vão faltar vários modos sustentáveis de deslocação e experimentação, como bicicletas, trotinetas, skates, segways, scooters e muito mais.

A animação está também garantida com música, insufláveis, oficinas criativas, street food, artesanato e mercado biológico. Há ainda ioga para crianças (às 11 e 16 horas), aula de spinning e bike (11h30), demonstração de longboard skate (15 e 17 horas) e aulas de RPM (17 horas).

A Rua é Sua é um evento organizado pela Câmara Municipal de Lisboa que tem como objetivo permitir uma maior fruição do espaço público, sem carros. Visa promover hábitos de vida saudáveis e a experimentação de formas de locomoção mais sustentáveis, que contribuam para uma cidade com melhor ambiente e qualidade de vida.

No estrangeiro, existem movimentos semelhantes tanto em metrópoles como cidades mais pequenas, onde se procura incentivar o regresso das brincadeiras na estrada como antigamente — nem que seja apenas um dia por mês.

Em junho, a NiT esteve em reportagem no A Rua é Sua e contou-lhe tudo o que pode esperar. Na altura, a CML adiantou que, passando os meses de calor e bom tempo, a câmara pensa em diversificar esta iniciativa por mais locais. “A ideia é variar e andar pela cidade. Sem dúvida que um dos eventos depois do verão será na zona do eixo central, avenidas novas”, disse então fonte da autarquia à NiT.