NiTfm live

Na cidade

A quinta espetacular onde viveu José Hermano Saraiva está à venda

Tem 480 metros quadrados de área útil, divididos em três quartos, duas casas de banho, uma biblioteca fantástica e várias salas.
É um T3.

Chama-se Casa de Palmela e insere-se num terreno de 14 mil metros quadrados com vista para a baía de Setúbal e o Castelo de Palmela. Esta espetacular quinta cheia de história foi a casa do Professor José Hermano Saraiva, o historiador mais famoso de sempre no nosso País, e está à venda na Remax por pouco mais de dois milhões de euros.

A construção da casa em que morava José Hermano Saraiva é de 1937, mas a arquitetura foi influenciada por vários estilos ao longo do tempo, com especial destaque para a época Renascentista.

O espaço exterior.

A casa tem várias salas com extensas coleções de arte, desde esculturas a quadros. Estes últimos preenchem as paredes das várias divisões, espalhadas por 480 metros quadrados de área útil.

O teto de olmo, rematado por enormes vigas de madeira em algumas das salas, tem um pé direito alto que dá ao espaço um aspeto antigo e imponente. Por toda a casa, há apontamentos históricos, como o grande arco de volta perfeita, inspirado na arquitetura do século XVI.

A sala tem uma bela vista.

Uma das características mais marcantes desta quinta são os inúmeros painéis de azulejos figurativos da primeira metade do século XVIII, mas também os de ponta de diamante, Santana e Bacalhoa — raros e com muito valor.

Apesar das áreas grandes, a Casa de Palmela tem apenas três quartos, com camas de dossel e janelas com caixilhos de madeira. Aliás, os detalhes em madeira estão por todo o lado, desde as escadarias aos móveis, passando pelas portadas, armários embutidos e molduras dos quadros.

O quarto principal.

Mas há mais detalhes históricos únicos na Casa de Palmela, como as portas de vinhático do século XVIII, o grande lustre de bronze dourado do século XIX ou a cantoneira embutida do século XII.

Uma das divisões mais incríveis da casa é a biblioteca, que parece saída de um filme do “Harry Potter”. Tem uma mezanine e estantes de madeira altas e largas, por toda a parte carregadas de centenas de livros antigos de capa dura em pele, com muita história por trás, claro.

A biblioteca.

O terraço tem colunas romanas em pedra, com arcos de janela em janela, cuja inspiração remonta aos séculos XVII e XVIII. De lá, pode apreciar-se uma vista desafogada que dá para o Castelo de Palmela. 

Na quinta também não faltam lareiras de pedra e mármore para aquecer as divisões durante o inverno. No anúncio no site da Remax, podem ser vistas pelo menos três. Este T3 com duas casas de banho está à venda há, pelo menos um ano, por 2,15 milhões de euros.

A sala de jantar.

O espaço exterior também merece destaque. O terreno da Casa de Palmela tem muita exposição solar, árvores e lagos. Já o edifício é branco, com um telhado, janelas em arco, heras que sobem a estrutura e uma fonte em pedra na escadaria de acesso.

José Hermano Saraiva foi um conhecido advogado, historiador, professor e político português, especialmente acarinhado como personalidade televisiva nos seus programas sobre a História de Portugal, que iniciou na “RTP” com “O Tempo e a Alma” em 1971. Morreu em Palmela em 2012.

Lá fora é assim.