NiTfm live

Na cidade

A nova app portuguesa que encontra lugares livres para estacionar o carro

O Parqist é uma plataforma colaborativa que incentiva os usuários a avisarem quando vão disponibilizar um lugar para o carro.
App gratuita para saber onde há vagas para o carro.

Estacionar o carro em Lisboa ou no Porto pode ser um pesadelo. Por isso, acordar mais cedo para garantir um lugar livre e chegar no trabalho sem atrasos é a realidade dura de muitos moradores. Foi precisamente a pensar neste problema que nasceu a aplicação portuguesa Parqist.

O responsável pelo projeto é o engenheiro mecânico Pedro Fraga, 30 anos. Aluno de doutoramento do programa MIT Portugal, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, Pedro perdia horas à procura de uma vaga de estacionamento nos arredores da faculdade. 

“Durante o tempo em que andei às voltas, concebi vários conceitos para resolver este pesadelo diário. Algumas semanas depois, quando finalmente limei as arestas do projeto, comecei a programar a aplicação nos meus tempos livres. Acabei um protótipo muito simples e formei uma equipa com mais três pessoas (Diana Mota, Fabrício Monteiro e Rute Rasga)”, conta Pedro Fraga à NiT.

O Parqist baseia-se num sistema de colaboração gratuito. Ao registar-se, o usuário recebe três Parqs (a moeda virtual da aplicação). Sempre que encontrar uma vaga para estacionar através da app, um Parq é descontado da sua conta virtual. Em contrapartida, de cada vez que libertar uma vaga recebe de volta um Parq.

Qualquer pessoa pode publicar na aplicação o local em que estacionou o carro. Quando estiver prestes a regressar para o automóvel, coloca na app a informação de que vai embora e esse espaço passa a estar visível para a comunidade do Parqist. O usuário que estiver nas redondezas pode então utilizar a plataforma para reservar a vaga e ficar à espera que o tal condutor saia dali.

Como funciona a aplicação

1. O primeiro passo é partilhar a localização do carro e definir quando é que deixará o lugar de estacionamento livre;

2. Quando chegar ao carro, deve alterar o status na aplicação para “in the car”;

3. Quem procura um lugar, deve selecionar um dos marcadores no mapa da app. Cada um deles representa uma vaga disponibilizada por um usuário do Parqist com o qual poderá estabelecer uma parceria.

4. Após escolher uma opção, o interessado deve enviar automaticamente as informações do seu carro para quem vai disponibilizar a vaga. Quando chegar ao local é realizada a troca. 

Quem cede o lugar também recebe pontos de experiência que permitem obter prioridade sobre outros utilizadores, quando houver disputa pela mesma vaga.

O Parqist é gratuito e começou a funcionar no dia 25 de fevereiro. Por enquanto, a aplicação só está disponível para o sistema operativo android.