NiTfm live

Na cidade

A Indonésia também está em chamas e quase ninguém está a falar sobre isso

A estação seca e o uso da natureza para fins comerciais são alguns dos motivos da devastação da floresta tropical da região.
Outra floresta comprometida.

A Indonésia está a viver uma tragédia ecológica tão devastadora como a da Amazónia. A estação seca chegou ao sudeste asiático e com ela a pior temporada de incêndios desde 2015. Dono de uma das florestas tropicais mais antigas do mundo, o país já identificou as 700 regiões que estão mais propensas ao fogo nas ilhas de Sumatra, Kalimantan e Riau.

A floresta tropical indonésia é considerada um dos locais mais ricos em biodiversidade. Entretanto, nos últimos anos, milhões de hectares foram destruídos não só pelos incêndios, mas também pela utilização da natureza para fins comerciais ou agrícolas em larga escala, segundo reportagem da “BBC News“, publicada esta sexta-feira, 23 de agosto.

Para combater o fogo, o governo tem enviado aviões militares para as áreas de Kalimantan e Sumatra, que mandam jatos de água a partir do céu. Há registos que o forte vento está a transportar o fumo e as cinzas para a Malásia e Singapura — algumas das grandes cidades do sudeste da Ásia.