NiTfm live

Na cidade

Esqueça o verão: a chuva volta em força este fim de semana

É a despedida da estação quente. No sábado as temperaturas baixam e chove de norte a sul do País.
Prepare-se, porque ela está de volta.

Não há como negar: o verão está no fim — o outono começa oficialmente na segunda-feira, 23 de setembro — e este ano despede-se como chegou: com chuva. Pode tirar a gabardina e o guarda chuva do armário porque este fim de semana vai precisar, esteja onde estiver no País.

O tempo começa a piorar já esta quinta-feira, 19 de setembro. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê muita nebulosidade e neblina no litoral oeste, podendo persistir na faixa costeira; e aguaceiros e trovoada durante a tarde no interior Norte e Centro.

Na sexta-feira, dia 20, a chuva começa a chegar a mais pontos do País: já há aguaceiros previstos para Lisboa, Leiria e Viana do Castelo e na generalidade do território o céu deverá estar muito nublado.

No sábado 21, as previsões apontam então para um cenário mais invernoso. As temperaturas baixam — máximas entre os 17 e os 22 graus — e é esperada chuva em todo o País. O IPMA fala em períodos de chuva no litoral oeste, estendendo-se às regiões do interior a partir da manhã, podendo ser por vezes forte no Norte e Centro. Em Lisboa e no Porto a possibilidade de precipitação é de 100 por cento.

No domingo, 21, a chuva deverá acalmar e limitar-se mais a Norte e a partir de segunda-feira, 23 de setembro, deve regressar o céu com nuvens — mas sem chuva, a não ser no Minho — e volta também a subida de temperatura.