Back in Town

5 programas assustadores para celebrar esta sexta-feira 13

Montalegre vai transformar-se, as colinas de Lisboa vão ficar assombradas e Valongo faz a Queimada Galega.

Esta sexta-feira 13 vai ser a melhor de todas.

Toda a gente sabe que o 13 está associado ao azar. Ninguém sabe ao certo quando é que surgiu o ódio em relação ao número. Uma das explicações remonta aos egípcios, que acreditavam que a vida era composta por 12 estágios. O 13.º era a vida eterna. Apesar de não ter qualquer conotação negativa, a ligação à morte foi distorcida por outras culturas. Talvez assim se possa explicar a associação do 13 ao azar.

Então e qual é o nosso problema com a sexta-feira? Neste caso a explicação pode estar nos cristãos. A palavra em inglês, friday, foi uma homenagem a Frigga, a deusa nórdica do amor e do sexo. O cristianismo encarava esta figura como uma ameaça, e rapidamente a classificou como bruxa. Já agora, eles também odiavam o 13 — diziam que Frigga se reunia numa convenção com 12 bruxas. Com ela, ficavam 13.

Há dezenas de teorias sobre o porquê da sexta-feira 13 ser uma data encarada como assustadora. O dia mais azarado de todos, garantem alguns. Há mais duas importantes: Jesus Cristo foi morto numa sexta-feira 13 (provavelmente até foi a 1 de abril, mas esta foi a data em que se acreditou primeiro); na Santa Ceia sentaram-se à mesa 13 pessoas, sendo que duas — Jesus e Judas — morreram de seguida tragicamente.

Vá, só mais uma: no tarot, a carta número 13 representa a morte.

Não sabemos se vai ter o dia mais azarado de todos esta sexta-feira, 13 de outubro. Queremos acreditar que não, bem como mostrar-lhe o que é que vai estar a acontecer que pode tornar o dia deveras divertido. Montalegre não resiste a uma sexta-feira 13 por isso vai voltar a vestir-se a rigor para a festa — já é a segunda vez este ano. Em Sintra vai acontecer uma caminhada assustadora, já o bar B.A Braga promete a noite mais assustadora da cidade.

E há mais para descobrir. Carregue na imagem para conhecer 5 programas assustadores para celebrar esta sexta-feira 13.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo