NiTfm live

Turismos Rurais e Hotéis

Açores: antiga escola na Ribeira Grande vai transformar-se num hotel

Vai ser o primeiro espaço do género na cidade e resulta da recuperação de um espaço de ensino de 1934.
Foto de Facebook de Ribeira Grande

É oficial: o edifício da Escola Central da Ribeira Grande, nos Açores, está a venda. A câmara municipal anunciou esta quarta-feira, 7 de setembro, que vai levar o edifício a hasta pública para arrendamento, com opção de compra. O objetivo é transformar o antigo espaço de ensino num hotel de quatro estrelas.

A Escola Central da Ribeira Grande remonta a 1934 — é ainda mais antiga do que o Plano dos Centenários, um projeto de construção de escolas em larga escala em Portugal, levado a cabo pelo Estado Novo entre 1941 e 1969.

“Esta é uma oportunidade de valor porque não só se permite a recuperação de um edifício existente, como o valorizamos para fins turísticos. A Ribeira Grande precisa reforçar a oferta hoteleira e este é um passo importante que damos nesse sentido”, lê-se no comunicado publicado na página de Facebook da Câmara Municipal da Ribeira Grande, que cita o presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio.

No centro histórica da cidade, a Ribeira Grande só dispõe atualmente de um alojamento local e um turismo em espaço rural.

O edifício da Escola Central está avaliado em 780 mil euros. O valor base da renda mensal é de mil euros. Os futuros proprietários vão ser obrigados a realizar obras no prazo máximo de 180 dias depois de ser aprovado o projeto de arquitetura. Após o prazo inicial do contrato, o arrendatário pode adquirir o espaço pelo valor estipulado.