NiTfm live

Na cidade

Há um novo jardim em Lisboa

Chama-se Jardim da Cerca da Graça e é "o maior espaço verde do casco velho da cidade".

Ainda não chegámos ao jardim quando percebemos que há uma pequena multidão no miradouro da Calçada do Monte a espreitar lá para baixo, para o Jardim da Cerca da Graça. “Vai abrir hoje”, comenta um casal. Faz sentido o entusiasmo: vai abrir um novo jardim mesmo no centro da cidade.

A NiT já esteve no novo jardim de Lisboa, que liga os bairros da Graça e da Mouraria. Há um parque infantil, uma zona de merendas com oito mesas e quatro cadeiras cada e vinte bancos de jardim espalhados por 1,7 hectares. A 3 de junho, o vereador José Sá Fernandes já tinha dito que este seria provavelmente “o maior espaço verde do casco velho da cidade”.

E para isso acontecer, foi preciso investir a sério. A Câmara Municipal de Lisboa gastou mais de 900 mil euros na construção do jardim. O projeto foi aprovado em 2009, mas as obras só começaram em 2013. O atraso está relacionado com o facto de terem sido encontradas ossadas no terreno — o que obrigou a que fosse realizado um levantamento arqueológico na zona. As obras foram retomadas em setembro do ano seguinte.

Carregue na foto acima para conhecer melhor o Jardim da Cerca da Graça.