Turismos Rurais e Hotéis

A casa onde viveu Fernando Pessoa está para arrendar na Airbnb

E até tem uma máquina de escrever, uma pena e um chapéu igualzinho ao do poeta.

Lisboa, 1908. Fernando Pessoa tem então 20 anos, está praticamente falido — a tipografia que abriu com a herança da avó durou pouco tempo — mas começa à procura de casa. Depois de uns dias a viver no Hotel Brito em Portalegre, muda-se para a Rua da Glória e, meses depois, para um quarto alugado no Largo do Carmo.

Foi no número 18 desta casa no Chiado que Fernando Pessoa viveu até 1912. Durante quatro anos, o quarto no 1.º esquerdo com vista para as ruínas do Convento do Carmo foi o lar do escritor e poeta português. Foi aqui que devorou livros, escreveu sonetos e teve pela primeira vez a ideia para o livro “Mensagem”, inspirado no convento.

104 anos depois de Fernando Pessoa passar a sua última noite no Largo do Carmo, o quarto onde viveu até aos 24 anos está para alugar na Airbnb. A propósito do aniversário de Fernando Pessoa, que celebraria 128 anos a 13 de junho, o site de arrendamento de casas divulgou o anúncio “Fernando Pessoa Xperience”. É assim que lhe chama a anfitriã da casa, Bárbara, que disponibiliza a casa para arrendar na Airbnb.

Não sabemos exatamente o que tinha a casa de Fernando Pessoa no século XX, mas tirando o wi-fi, os dispensadores de papel na casa de banho e a roupa de cama, quase parece que fizemos uma viagem no tempo. Há máquinas de escrever, mobiliário da época de Fernando Pessoa, malas de viagem antigas a enfeitar as paredes e até um chapéu igualzinho ao que o poeta usava. Tudo isto, felizmente, numa casa impecavelmente renovada.

Carregue na imagem acima para saber mais sobre o anúncio.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo