Viagens

O homem que visitou 12 países em 24 horas

Depois de meses a planear, começou a viagem a 25 de maio na Alemanha. Só a alteração dos horários dos comboios o fizeram mudar a data.

Adam Leyton/Facebook

Percorrer 12 países europeus em 24 horas não é fácil, que o diga Adam Leyton que teve de correr nos últimos dois quilómetros para cumprir o seu objetivo. Britânico, com 39 anos e pai de três filhos, Adam partiu de Perl, uma cidade na Alemanha, até ao Luxemburgo, voando ainda pela França e Bélgica em 74 minutos.

O destino seguinte foi Amesterdão, onde fez um voo de ligação para Copenhaga, atravessando a ponte de Oresund que liga a capital da Dinamarca a Malmo, na Suécia. Regressou à Dinamarca para apanhar o avião para Varsóvia. Tempo para dormir foi pouco, mas a viagem noturna de comboio entre a capital polaca e a Eslováquia permitiu-lhe descansar. Para poder dizer que percorreu 12 países teve de acordar na República Checa, sair do comboio, meter os pés no país e seguir viagem. Chegado à Eslováquia apanhou um autocarro até à fronteira da Hungria, onde lhe restavam apenas 23 minutos para chegar ao seu destino final, o parque de esculturas de Szobor, na Áustria.

Adam inspirou-se em três homens que quebraram o recorde de percorrer o maior número de países, num só dia, de carro e, em Março já tinha uma rota definida.

“Quando cheguei lá estava absolutamente feliz. Tinha lágrimas nos meus olhos pois foi uma coisa que já andava a pensar há meses”, confidenciou Adam. Aproveitou ainda para ligar à família para contar o feito.

Com esta aventura, Adam conseguiu juntar mais de mil euros para ajudar a Sands, uma organização de caridade que ajuda pessoas que sofreram com a morte de bebés, facto que aconteceu com a sua irmã. O recorde que Adam Leyton tentava bater era de 1993, quando foram percorridos 11 países em 24 horas. Agora espera o reconhecimento e a verificação do Guinness World Records.

Na página de facebook de Adam é possível ver o diário da viagem, em vídeo. Durante as 24 horas tirou fotografias pelos países onde passou, partilhando nas redes sociais, e a NiT selecionou algumas para si.

Carregue na imagem acima para ver alguns dos locais onde Adam Leyton passou.

Artigo escrito por Catarina Almeida

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo

outros artigos de out of town