NiTfm live

Viagens

Andámos no novo comboio presidencial português

A iniciativa faz parte do programa Vila Joya no Douro. Custa 350€ por pessoa, mas inclui uma refeição com duas estrelas Michelin.

Para quem mora em Lisboa, o Entroncamento é provavelmente um dos sítios menos excitantes do País. Mas no Museu Nacional Ferroviário, que fica a poucos metros da linha, parece que entrámos noutro mundo. No fundo da sala principal está um comboio azul e vermelho, que logo nos transporta para a plataforma 9 3/4. Por uns momentos, ficamos à espera dos mantos pretos e dos adolescentes com varinhas na mão para assumirmos que sim, fazemos parte do mundo imaginário de J. K. Rowling, e que estamos prestes a embarcar para Hogwarts.

O destino não é exatamente esse, mas a magia está garantida na mesma. O comboio azul e vermelho é na verdade um antigo comboio presidencial português do século XIX, que recebeu Chefes de Estado entre 1910 e 1970. Em abril, as seis carruagens vão voltar às linhas de caminho de ferro com o programa Vila Joya no Douro. Entre 6 a 10 e 13 a 17 de abril, os passageiros vão poder percorrer a linha do Douro no comboio histórico, almoçar uma refeição digna de duas estrelas Michelin (literalmente) e ainda fazer uma prova de vinhos.

O programa custa 350€ por pessoa e já está a ficar sem reservas. “Já só temos quatro dias da semana e meio domingo livres”, explica à NiT Gonçalo Castel-Branco, produtor executivo do projeto Vila Joya no Douro.

— Este é que era. Só é pena já não andar.
— Não, ele anda.
— Diga lá outra vez?

Foi com esta conversa informal que tudo começou. Em 2012, Gonçalo Castel-Branco foi visitar o Museu Nacional Ferroviário a propósito de um outro projeto que estava a desenvolver. Na altura, o produtor ia à procura de equipamentos e carruagens. “Quando me disseram que aquele comboio ainda andava, eu soube que tinha de ser aquele.” Era aquele ou mais nenhum.

O tal projeto musical ainda não foi para a frente — em princípio deverá arrancar em setembro —, mas Gonçalo Castel-Branco estava com “uma equipa entre mãos que mal podia esperar para pôr o comboio a andar”. Foi nesse momento que o produtor teve a ideia de fazer um passeio pelo Douro. “Eu queria o comboio mais bonito de Portugal, a linha mais bonita de Portugal e o restaurante mais bonito de Portugal”. O Vila Joya, o restaurante com duas estrelas Michelin do hotel de cinco estrelas em Albufeira, foi a primeira escolha.

O primeiro passeio do programa Vila Joya no Douro acontece a 6 de abril. O comboio parte às 11h30 da Estação de São Bento e chega ao Pinhão às 14h40. Depois de uma hora a fazer uma prova de vinhos na Quinta da Roêda, os passageiros regressam ao Porto. Ao longo da viagem, para além das belas paisagens do Douro há um menu de degustação de quatro pratos preparados pelo chef austríaco Dieter Koschina. “A ideia é que a refeição se prolongue durante toda a viagem”.

Agora que já sabe tudo sobre o projeto, está na altura de apanhar o comboio. Carregue na imagem acima para saber mais sobre as suas seis carruagens.