Receita fit: os miúdos não vão resistir a estas gomas de ursinhos saudáveis

Esqueça os corantes, esta versão é feita apenas de fruta e açúcares naturais. Tome nota dos ingredientes.

Com cinco ingredientes consegue fazer uma versão completamente saudável.

Se há uma certeza no mundo, é que uma das gulodices preferidas das crianças são os doces. Se forem gomas coloridas e apetitosas, melhor. Mas tenho a certeza que muitos adultos que estão a ver esta receita não as censuram e percebem bem a tentação.

Qual é o problema? Apesar de nem serem especialmente calóricas (falando das versões simples de ursinhos, sem cobertura açucarada), se lermos a lista de ingredientes ficamos com pouca vontade de as oferecer aos miúdos. Porquê? Porque estão cheias de corantes, conservantes e outros ingredientes pouco naturais e nutritivos.

É por isso que hoje vos trago uma alternativa saudável, feita apenas com fruta e açucares naturais. Mais: muito rápida e fácil de preparar. Tome nota.

Ingredientes:

— 200 gramas de morangos;
— 70 mililitros de água;
— Uma colher de sopa de sumo de limão;
— Duas colheres de sopa de mel (como alternativa poderá utilizar xarope de
agave, que tem um sabor neutro);
— Quatro colheres de chá de gelatina em pó (ou, se preferir, agar-agar para uma versão vegan).

Modo de preparação:

Comece por colocar os morangos num processador de alimentos até ficarem reduzidos a puré. Depois, coloque o puré juntamente com todos os restantes ingredientes (à exceção da gelatina) num tacho e leve a lume médio, mexendo com uma vara de arames.

Quando começar a ferver coloque a gelatina aos poucos, mexendo sempre sem parar até que a gelatina se dissolva por completo, e até obter uma mistura suave e uniforme. Retire o tacho do lume e coe a mistura num passador, de forma a eliminar sementes e pedaços de fruta.

Se houver bolhas no topo, retire com uma colher. Disponha a mistura numa forma ou molde de silicone de ursinhos. Caso não tenha o molde, pode colocar numa forma de bolo quadrada (partindo depois de solidificar em pequenos quadrados).

Coloque no frigorífico durante, pelo menos, seis horas. Após este período, retire as gomas do molde e conserve-as no frigorífico, num recipiente hermeticamente fechado durante duas semanas.

Nota: pode fazer as gomas nos sabores e cores que preferir. Para gomas de laranja, por exemplo, substitua os morangos por 250 mililitros de sumo de laranja natural, não sendo necessário acrescentar a água. Depois, é só repetir o modo de preparação.

 

Mafalda Mouta tem 36 anos e escreve duas vezes por semana para a NiT, sempre sobre receitas saudáveis para os miúdos. É também fundadora da empresa Pó de Festa, que organiza a decoração e fornece o catering para vários tipos de eventos e festas.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo