NiTfm live

opiniao

Uma receita de panquecas sem ovos para toda a família

Rui Marques, autor do blogue "A Pitada do Pai", tem uma sugestão super saborosa e vegan.
Sem ovos.

Antigamente, um prato normal vinha cheio de açúcar, sal, leite animal ou óleo vegetal. Hoje, felizmente, estes ingredientes foram substituídos por sugestões muito mais saudáveis — para o corpo e para o ambiente —, como a aveia, a chia, o óleo de coco e as bebidas de origem vegetal.

A forma como se fazem panquecas, uma das refeições mais adoradas de sempre, acompanhou esta mudança. Agora, há dezenas de receitas saudáveis e que nos deixam de consciência tranquila.

No fundo, as panquecas já podem ser energéticas, cheias de nutrientes bons e saciantes, sem perderem aquele aspeto e sabor maravilhosos. Uma das melhores sugestões que vos posso dar não leva ovos. Sim, leu bem. A receita de hoje é uma sugestão de pequeno-almoço fit que vai ser um sucesso aí em casa, tal como acontece com a minha família.

Como sei que é fácil (e cansativo) repetir pequenos-almoços vezes sem conta, esta sugestão diferente é feita, por exemplo, com sementes de chia e linhaça — para substituir os ovos — banana e cacau.

Os produtos da Iswari foram os ingredientes ideais para fazer estas panquecas vegan caseiras. O Mix Ómega 3, por exemplo, tem uma ação anti-inflamatória e ajuda no desenvolvimento cognitivo. É, por isso, ideal para adultos e miúdos.

Se quiser utilizar os mesmos produtos da Iswari, pode aproveitar o código NIT&Pitada para ter 10% de desconto nas suas compras.

Do que precisa

— 2 colheres de sopa de Mix de Ómega 3;
— 6 colheres de sopa de água morna;
— 2 bananas maduras;
— 1/2 chávena de bebida vegetal;
— 4 colheres de sopa de Despertar de Buda Cacau Cru;
— Fruta para topping (a gosto).

Como se faz

Numa taça, coloque duas colheres de sopa de Mix Ómega 3 (o que equivale a dois ovos) e seis colheres de sopa de água morna. Mexa bem e acrescente duas bananas (ou maçãs) maduras aos pedaços. Esmague a fruta e, se quiser uma consistência mais líquida, acrescente meia chávena de bebida vegetal. Depois, junte quatro colheres de sopa de Despertar de Buda Cacau Cru.

Unte a frigideira com óleo de coco e deixe-a aquecer. Com a ajuda de uma colher, coloque o preparado na frigideira. Quando as panquecas estiverem prontas, basta acrescentar fruta para topping. E já está.

Este artigo foi escrito em parceria com a Iswari.