opiniao

Receita fit para os miúdos: pãezinhos de batata doce (sem glúten nem lactose)

Em alternativa ao pão de trigo, trago-lhe uma opção igualmente saborosa e saudável.

Que delícia.

O outono está à porta, por isso, já começa a saber bem um lanche mais quentinho — seja para saborear em casa, num piquenique de fim de semana ou para os miúdos levarem para a escola. E o que é que vai estar sempre no topo da lista de preferências dos pais para o lanche dos miúdos? O pão, está claro.

A receita desta semana é uma alternativa saborosa e saudável ao pão de trigo. É feita apenas com polvilho (fécula de mandioca) e batata doce, sem qualquer glúten. Além disso, é uma boa alternativa para celíacos ou intolerantes ao glúten. E também não tem lactose.

Estes pãezinhos, além de saborosos, são super fáceis de preparar e uma opção muito saudável e nutritiva para os lanches dos miúdos.

Ingredientes:

— 200 gramas de polvilho azedo;
— 300 gramas de polvilho doce;
— 150 mililitros de óleo de coco (ou a mesma quantidade de azeite);
— 500 gramas de batata doce em puré (coza a batata em água ou a vapor, escorra a água e esmague bem as batatas até formar um puré);
— Um terço de uma chávena de água;
— Orégãos e sal (a gosto).

Modo de preparação:

Numa tigela, comece por juntar o polvilho azedo, o polvilho doce, o sal, os orégãos e o óleo de côco. Depois, adicione o puré de batata doce e misture tudo com uma colher de pau. Aos poucos, vá adicionado a água. De seguida, amasse a massa com as mãos até formar uma bola.

Entretanto, forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e pré-aqueça o forno a 180 graus. Faça bolinhas de massa (do tamanho de uma noz ou maiores, se preferir) e leve a assar durante cerca de 30 minutos (ou até estarem dourados). Retire do forno e sirva.

Nota: esta receita rende bastantes pãezinhos e, se sobrarem, poderá congelá-los e retirar do congelador umas horas antes de servir.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo