opiniao

Receita fit para os miúdos: um Twix saudável vegan e sem açúcar refinado

Uma versão que os mais pequenos e até os adultos podem comer sem culpa. Tome nota dos ingredientes de que vai precisar.

Que maravilha.

Apesar de ser declaradamente uma pessoa de verão, chocolate e chuva são uma combinação perfeita para mim. Aliás, já vos trouxe algumas versões saudáveis dos chocolates mais gulosos do mercado. No entanto, faltava um dos favoritos do público em geral – o Twix.

E é essa a receita que vos trago hoje. Uma versão saudável, vegan e muito fácil de preparar. Mais: que tanto os miúdos como os adultos podem comer sem culpa. Tome nota.

Ingredientes:

Base
— Uma chávena de farinha de amêndoa;
— Três quartos de uma chávena de farinha de coco;
— Meia chávena de açúcar mascavado;
— Um quarto de uma chávena de xarope de ácer;
— Três quartos de uma chávena de leite de amêndoa.
Camada de caramelo
— Meia chávena de manteiga de amêndoa;
— Meia chávena de xarope de ácer;
— Um quarto de uma chávena de óleo de coco.
Cobertura de chocolate
— 300 gramas de chocolate negro.

Modo de Preparação:

Comece por forrar forma retangular com papel vegetal. Depois passe à preparação da base: numa taça, coloca todos os ingredientes secos (farinha de amêndoa, farinha de coco e o açúcar mascavado) e misture, com uma vara de arames. De seguida, junte o xarope de ácer e volte a misturar, até incorporar. Adicione o leite e misture bem com uma espátula até obter uma massa consistente e homogénea. Transfira a massa para a forma forrada, e pressione com a espátula (para que fique uma base uniforme) e leve ao frigorífico.

De seguida, prepare a camada de caramelo. Junte todos os ingredientes numa taça resistente ao calor (ou tacho) e aqueça-os em banho maria, mexendo sempre. Logo que a mistura fique quente e uniforme, retire do calor e despeje-a por cima da base refrigerada. Leve ao congelador até que fique firme.

Por fim, retire do congelador e corte os biscoitos em barras, mergulhando-as no chocolate derretido em banho maria. Sirva de imediato ou guarde no frigorífico num recipiente hermeticamente fechado.

Imagine um emoji a babar-se. Somos nós.
Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo