alimentação saudável

Receita fit para os miúdos: cheesecake de morango com aveia e quark para os lanches de verão

É doce, fresco e não têm muitos açúcares nem excessos de gordura.

Que delícia.

Dias quentes de verão pedem sobremesas frescas. O cheesecake é um bom exemplo daquilo que seria perfeito para os dias de calor — não fosse o excesso de gordura e açúcar que habitualmente compõe a lista de ingredientes das receitas habituais.

É por isso que esta semana vos trago uma receita de cheesecake de morango, muito leve e saudável, que fará a delícia dos miúdos e adultos lá de casa. Tem uma base de bolachas de aveia (as quais poderão escolher tendo em conta a menor quantidade de açúcar, de entre as várias opções disponíveis no mercado) — para o recheio utilizam-se morangos frescos e queijo quark.

Estes ingredientes fazem desta sobremesa não só uma opção leve, como também uma excelente fonte de fibra, proteína e vitaminas. Além de ser muito fácil de fazer. Tome nota da receita:

Ingredientes:

(Para a base)

— Um pacote de bolachas de aveia;
— 100 gramas de manteiga de amêndoa (ou amendoim);
— 50 mililitros de bebida vegetal ou outro leite.

(Recheio)

— 500 gramas de queijo quark;
— 200 gramas de morangos;
— 12 gramas de gelatina em pó (ou, em alternativa, seis folhas de gelatina);
— Duas colheres de sopa de xarope de agave.

Modo de preparação:

Comece por preparar a base, misturando os ingredientes no processador de alimentos até formar uma pasta. Disponha o preparado numa forma redonda (18/20 centímetros) e calque bem. Leve a forma ao frigorífico enquanto prepara o recheio.

Para o recheio, misture a gelatina em pó com seis colheres de sopa de água fria. Leve ao microondas uns segundos e reserve.

De seguida, misture o iogurte com o xarope de agave. Junte a gelatina e mexa bem até incorporar. Reserve.

Por fim, triture os morangos até formar um puré e junte-lhe cerca de 1/4 do preparado de iogurte que tinha reservado. Retire a forma do frigorífico e disponha primeiramente a mistura de iogurte e de seguida a mistura de iogurte e morangos. Leve ao frigorífico por um período mínimo de quatro horas antes de desenformar.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo