opiniao

Receita fit para os miúdos: o toffee crisp mais saudável que alguma vez comeu

A receita de hoje vem ressuscitar um clássico dos anos 80 calórico numa versão caseira e naturalmente saudável.

Já tem planos para hoje à noite?

Já tinha dito que adoro chocolate? Para mim, há momentos em que nada o substitui. Normalmente, um quadrado de chocolate negro é o suficiente para satisfazer estas vontades gulosas. Mas há outras alturas em que apetece uma consistência diferente, algo mais crocante. E foi numa noite desses apetites que me lembrei do Toffee Crisp.

Não sei se se lembram deste chocolate, que era bastante famoso nos anos 80. Sempre que me apetecia trincar algo doce e estaladiço era ele que surgia no meu pensamento.

Aqui está ele.

A receita de hoje vem ressuscitar esse clássico dos anos 80 numa versão caseira e naturalmente saudável. Daquelas que fazem as mães perguntarem aos filhos, com satisfação: “E a sobremesa? Fruta ou chocolate?” Tome nota.

Ingredientes:

– Uma chávena de açúcar de coco (também pode substituir por outro açúcar não refinado da sua preferência, como o açúcar mascavado, por exemplo);
– Uma chávena e meia de leite de amêndoa;
– Quatro colheres de sopa de óleo de coco;
– Uma pitada de baunilha crua em pó;
– Três chávenas de arroz tufado;
– 200 gramas de chocolate negro.

Modo de preparação:

Comece por forrar uma forma quadrada com papel vegetal. Depois, prepare o caramelo, juntando o açúcar de coco, o leite, o óleo de coco e a baunilha numa panela. Leve a lume médio, mexendo sempre com uma vara de arames. Assim que começar a ferver e a formar bolhas, reduza ligeiramente o calor e mexa até que a mistura tenha reduzido e engrossado (cerca de 15 a 20 minutos).

Retire do lume e junte o caramelo ao arroz tufado, mexendo rapidamente, para não deixar o caramelo arrefecer e endurecer. Depois de misturado o caramelo com o arroz tufado, transfira a mistura para a forma. Leve a forma ao congelador durante dez minutos.

Entretanto, derreta o chocolate em banho maria, mexendo sempre. Retire de seguida a forma do congelador e corte a mistura de toffee crocante em barras, do tamanho que desejar. Coloque-as em cima de uma folha de papel vegetal e regue-as com o chocolate derretido. Deixe arrefecer e volte a colocá-las no congelador. Para servir, é só retirar do congelador cerca de dez minutos antes.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo