Opinião

Uns belos chips de maçã para petiscar sem culpa

Dois ingredientes é tudo aquilo que vai precisar. Depois, passe a receita para o forno — ele faz o resto.

Novas sugestões para os lanches dos miúdos na escola são sempre bem-vindas. Pensar todos os dias no que enviar na lancheira para a manhã seguinte é desafiante, sobretudo quando queremos que eles tenham uma refeição com qualidade, variedade e sabor. É por isso que esta semana vos trago uma sugestão de lanche de fruta, mas apresentada de uma forma diferente.

Em vez de fresca, ela vai estar desidratada e estaladiça, o que torna esta receita num snack ideal — até para os miúdos que não adoram fruta. Vamos preparar chips de maçã, sem precisar de desidratador de alimentos, já que basta utilizar o forno. Além disso, só vamos precisar de dois a três ingredientes. 

Do que precisa:

— Três maçãs grandes (pode escolher a qualidade da maçã, dando preferência às mais sumarentas, firmes e crocantes);
— Três a quatro colheres de chá de canela;
— Uma colher de sopa de açúcar mascavado (opcional).

Como se faz:

Comece por pré-aquecer o forno a 200 graus. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e reserve. Depois, lave bem as maçãs e retire os caroços com um descaroçador de maçãs e de seguida corte-as em fatias muito finas. Disponha as fatias de maçã no tabuleiro, separadas entre si.

De seguida, polvilhe com a canela e o açúcar e leve ao forno durante uma hora. Entretanto, vire-as no tabuleiro e deixe cozinhar durante mais uma hora. Retire do forno se já estiverem bem estaladiças e deixe arrefecer até servir. Caso contrário, deixe ficar no forno mais alguns minutos até estar no ponto certo. Depois de frias deve guardá-las num recipiente hermeticamente fechado em temperatura ambiente até uma semana.