NiTfm live

opiniao

Pão verde low carb é a receita mais saudável para quem não quer engordar

Rui Marques, autor do blogue "A Pitada do Pai", é o novo cronista da NiT. E tem uma especialidade que tem mesmo de provar.
Que bom aspeto.

Sou fã da cozinha tradicional, mas gosto de reinterpretá-la à minha maneira. Adoro fazer combinações simples e práticas, ideais para o dia a dia de uma família sem tempo, como a minha.

Prazer, o meu nome é Rui Marques e criei o blogue “A Pitada do Pai” em 2016, altura em que percebi  que era preciso alterar os hábitos alimentares aqui de casa. Mas isso não quer dizer que a minha família deixou de comer aquilo que mais gostava. A forma de confeção e os ingredientes das minhas receitas é que foram — e são — a chave da nossa alimentação.

Passados três anos, posso afirmar que as receitas saudáveis que têm maior sucesso no meu blogue são aquelas que invento para substituir os típicos alimentos da cozinha portuguesa — como é o caso do pão. Uma das maiores dificuldades de quem quer ter uma alimentação saudável é resistir ao pão.

Além de nos deixar com aquela chata e incómoda sensação de barriga inchada, o pão tem o inimigo número um de uma alimentação saudável: o açúcar. Se quer ter uma alimentação mais saudável, tem de começar por retirar todos os alimentos que contêm estes hidratos — como os bolos ou pães que compramos habitualmente nas padarias.

A solução é fazer em sua casa um pão verde low carb. Felizmente, eu tenho a receita perfeita. Procurei alguns produtos que me facilitassem a vida na cozinha, tornassem tudo mais prático, mas que não retirassem qualidade ao pão que todos adoramos. A receita que apresento de seguida é feita, por exemplo, com matcha, um chá japonês que tem propriedades anti-inflamatórias e é desintoxicante.

Os produtos da Iswari foram os ingredientes ideais para não ter de deixar de comer pão e estão presentes em quase todas as receitas que partilho.

Do que precisa

— Um ovo;
— 1 colher de Mix Ómega 3;
— 1 colher de sopa de farinha de amêndoa;
— 1/2 colher de sopa de polvilho doce;
— 1 colher de chá de matcha em pó;
— 1 colher de sopa de azeite;
— 1 colher de café de fermento.

Para os recheios

— Grão temperado com colorau e tiras de abacate;
— Manteiga de amêndoa e banana.

Como se faz

Comece por colocar o ovo e o azeite numa taça e mexa bem. Junte Mix Ómega 3, matcha em pó, farinha de amêndoa e polvilho doce e volte a mexer todos os ingredientes. De seguida, junte o fermento e envolva gentilmente. Pode colocar o preparado no forno a 180º e em formas de muffins. Espere 15 minutos e está pronto.

Se preferir, verta umas gotas de azeite e coloque o preparado numa frigideira. Cubra com uma tampa de um tacho transparente, para que ele cresça um pouco. Deixe cozinhar de um lado e de outro até estar pronto. A ideia é que fique idêntico a uma panqueca.

No final, corte os pães ao meio e recheie com os ingredientes que mais gostar. Eu sugeri o grão temperado com colorau e tiras de abacate ou a manteiga de amêndoa e banana mas pode sempre utilizar outros, como o queijo. Só depende da sua imaginação e gosto.

Se quiser usar os produtos da Iswari que também usei, coloque o código NIT&Pitada para ter 10% de desconto nas suas compras.

Este artigo foi escrito em parceria com a Iswari.