opiniao

Receita fit: estes hambúrgueres de grão de bico são ideais para os miúdos

É uma refeição saudável, rica em vitaminas e fácil de preparar. Tome nota da receita.

Hambúrguer com batatas fritas está seguramente no topo das preferências da maioria dos miúdos. Talvez seja o conceito, porque todos os amigos gostam ou simplesmente porque tem batata frita a acompanhar. Além disso, se for na maior cadeia do ramo, também dá direito a um brinquedo — perfeito. O problema é que a maior parte não são artesanais nem saudáveis.

Quando pensamos em hambúrguer pensamos em carne, automaticamente. Mas um hambúrguer também pode ser feito com outros alimentos coloridos, criando alternativas à proteína que nos habituámos a ter no prato em todas as refeições (a carne e o peixe).

Prova disso é o hambúrguer de grão de bico. Esta leguminosa é um alimento muito completo com níveis elevados de hidratos de carbono (criadores de energia), fibra dietética (boa para a saúde cardíaca e digestiva) e com imensas vitaminas. Tome nota da receita.

Ingredientes (para quatro unidades):

— Uma chávena de grão-de-bico cozido;
— Cinco colheres de sopa de aveia em flocos finos;
— Quatro colheres de sopa cheias de farinha de trigo integral;
— Um quarto de chávena de água;
— Uma cebola média picada;
— Dois dentes de alho picados;
— Uma pitada de pimenta-do-reino em pó;
— Uma colher de chá rasa de sal;
— Salsa e cebolinho a gosto.

Modo de preparação:

Junte todos os ingredientes à exceção da aveia e da farinha num processador de alimentos e bata até obter uma mistura homogénea.

Despeje a mistura anterior num recipiente e adicione a farinha e os flocos de aveia, mexendo bem com as mãos. Molde os hambúrgueres e cozinhe-os numa frigideira com um pouco de óleo de coco.

Coloque os hambúrgueres no pão, adicione alface e tomate e acompanhe com batata doce partida em palitos e assada no forno, com um pouco de azeite, pimentão doce e orégãos.

Mafalda Mouta tem 36 anos e escreve duas vezes por semana para a NiT, sempre sobre receitas saudáveis para os miúdos. É também fundadora da empresa Pó de Festa, que organiza a decoração e fornece o catering para vários tipos de eventos e festas

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo