NiTfm live

opiniao

Comece o seu plano detox de verão com este sumo de fruta e legumes

Rui Marques, autor do blogue "A Pitada do Pai", tem uma receita super saborosa com sementes de chia e spirulina.
Bem verdinho.

Ter saúde, energia e equilíbrio são três aspetos fundamentais na vida de qualquer pessoa. E isto só se alcança com a ajuda de uma boa alimentação: rica, equilibrada e variada — preferencialmente biológica e sem açúcares.

O problema é que nem sempre é fácil ter uma alimentação saudável que corresponda a todos estes parâmetros. As correrias do dia-a-dia, a falta de tempo ou, simplesmente, a preguiça, facilmente nos fazem trocar uma dieta regrada por refeições pouco saudáveis. É aqui que entram em campo as dietas detox, que têm como principal objetivo eliminar os compostos tóxicos acumulados no organismo por forma a quebrar as rotinas erradas e os excessos.

O detox funciona como um reset ao organismo. É a melhor forma de dar um descanso ao corpo e a oportunidade de o desintoxicar, já que todos os dias é sobrecarregado com toxinas alimentares. Há, por exemplo, quem opte por seguir uma dieta bastante restritiva e ajustada ao seu objetivo, que pode ser perder peso ou ganhar massa muscular.

Numa dieta detox, mais ou menos intensa, são utilizados em grande parte das refeições sumos verdes (legumes e frutas), frutos secos, gelatinas e sopas. Estes sumos são inseridos numa alimentação diária (podem ser consumidos pela manhã, em jejum), sendo esta a forma nutricionalmente mais equilibrada de consumir frutas e verduras.

Se está a pensar fazer dieta antes do verão — ou quer simplesmente encontrar novas ideias para comer melhor—, eu tenho a receita perfeita. Um sumo detox que ajuda a melhorar a sua forma física e a manter o corpo limpo.

Para ver o resultado destes benefícios, este sumo tem mesmo de ser bebido puro, fresco, e feito apenas com ingredientes como o pepino, o abacaxi ou os espinafres. Além disso, os produtos da Iswari — a spirulina, a clorela e as sementes de chia — são os ingredientes ideais para ver resultados mais rapidamente.

Se quiser utilizar os mesmos produtos que eu da Iswari pode aproveitar o código NIT&Pitada para ter 10% de desconto nas suas compras.

Do que precisa

— 1/2 pepino;
— 2 rodelas de abacaxi ou laranja;
— Espinafres;
— 1 colher de chá spirulina e outra de clorela;
— 2 colheres de sopa de sementes de chia;
— Hortelã;
— 1 chávena de água (ou água de coco).

Como se faz

Corte todos os ingredientes aos pedaços pequenos e coloque-os numa liquidificadora ou robô de cozinha. Triture até obter uma mistura cremosa e homogénea. E está pronto a servir.

Este artigo foi escrito em parceria com a Iswari.