opiniao

Bolachas de chocolate e frutos vermelhos para um Dia dos Namorados saudável

Pode fazê-las redondas ou, para entrar em modo lamechas, em forma de coração. Tome nota da receita.

O Dia dos Namorados ganha outra graça quando se tem filhos. Passamos do programa do jantar romântico a dois para uma tarde na cozinha com os miúdos a preparar bolachas. Claro que se pudermos ter ambos, ainda melhor.

A receita de hoje serve na perfeição os dois estilos de celebração. Pode preparar e decorá-las com os miúdos ou oferecer ao seu companheiro. São lindas, saudáveis, vegan e não falta o chocolate e os morangos. Tome nota.

Do que precisa

Para as bolachas
— 70 gramas de puré de maçã (cozida e triturada);
— 120 gramas de xarope de ácer;
— Uma colher de café de baunilha crua em pó;
— Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
— 40 gramas de cacau cru em pó;
— 280 gramas de farinha de amêndoa;
— Uma pitada de sal.

Cobertura de frutos vermelhos
— 180 gramas de manteiga de coco;
— Duas colheres de sopa de xarope de ácer;
— Um terço de uma chávena de leite vegetal;
— Duas colheres de sopa de morangos liofilizados.

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 180 graus. Para preparar as bolachas, junte o puré de maçã, o xarope de ácer e a baunilha. Misture tudo com a ajuda de uma espátula. Adicione os restantes ingredientes e misture novamente com a espátula até obter uma massa consistente. Forme uma bola com a massa. Se a massa estiver muito pegajosa, poderá adicionar um quarto de uma chávena extra de farinha ou então deixar a massa repousar no frigorífico durante uma a duas horas para que seja mais fácil de estender.

Polvilhe uma folha de papel vegetal com farinha e estenda a massa com a ajuda de um rolo, até que tenha cerca cinco a seis milímetros de espessura. Corte a massa com um cortador em forma de coração e use a espátula para transferir cuidadosamente as bolachas para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Leve ao forno durante cerca de 12 minutos a 180 graus. Depois retire do forno e deixe as bolachas arrefecerem completamente antes de as decorar coma cobertura.

Para a cobertura, comece por derreter a manteiga de coco (basta colocar no microondas durante cinco a 10 segundos). Depois, junte o xarope de ácer e misture tudo na liquidificadora. Adicione o leite vegetal e continue a bater até obter uma mistura cremosa. Por fim, junte os morangos liofilizados e bata mais um pouco até incorporar.

Decore as bolachas com a cobertura, utilizando uma espátula pequena ou um saco de pasteleiro. Leve ao frigorífico até a cobertura solidificar.