NiTfm live

opiniao

A receita perfeita para um jantar de família? Este fricassé de legumes com quinoa

Rui Marques, autor do blogue "A Pitada do Pai", tem mais uma bela sugestão para fazer em casa.
É a receita saudável para fazer em casa.

Quer começar a comer de forma mais saudável, mas tem alguém em casa demasiado cético sobre o que vai para a mesa, certo? Pois, já somos dois. Há alguns anos decidi começar a dar ao meu filho Lourenço uma alimentação rica, equilibrada e variada, preferencialmente biológica, sem açúcares ou alimentos processados. O problema é que foi realmente difícil convencê-lo a provar as minhas receitas. Em vez de desistir, procurei mais alternativas saudáveis — e super apelativas — para o Lourenço. E ainda bem que insisti tanto, agora ele não abdica da comida preparada pelo pai.

Um dos segredos para convencer o meu filho a comer legumes e verduras — e para eu conseguir manter a minha dieta — foi esta receita de fricassé de legumes com quinoa. Além de ser saudável, é um prato é super fácil de cozinhar e perfeito para um jantar leve e, ao mesmo tempo, delicioso. 

O meu objetivo foi encontrar alguns aliados que me facilitassem a vida na cozinha e que tornassem tudo mais prático, mas sem retirar qualidade aos pratos. Por isso, esta receita junta os ingredientes perfeitos para ficar saciado durante algumas horas e não ceder àquele vício de comer doces entre as refeições. 

Os produtos da Iswari foram a solução para dar um toque especial ao prato e estão presentes em quase todas as receitas que partilho. Neste caso, a curcuma foi o ingrediente certo para acrescentar ao fricassé de legumes — além de contribuir para o normal funcionamento do sistema imunitário, ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga.

Se quiser utilizar os mesmos produtos da Iswari, pode aproveitar o código NIT&Pitada para ter 10% de desconto nas suas compras.

Do que precisa

Para a quinoa

— 1 chávena de quinoa;
— 2 chávenas de água;
— Flor de sal (q.b.);
— Fio de azeite;
Curcuma.

Para o fricassé de legumes

— 2 batatas doce;
— 2 cenouras;
— 2 courgettes;
— 1 pimento vermelho;
— 2 cebolas;
— Azeite;
— 200 ml de vinho;
— 1 folha de louro;
— 3 colheres de sopa de molho de tomate;
— 2 ou 3 gemas de ovo;
— Sal e pimenta preta:
— 2 colheres de chá de mostarda (opcional);
— Sumo de limão;
Sementes de cânhamo;
— Coentros frescos.

Como se faz

Demolhe previamente a quinoa (pelo menos 12 horas antes de começar a cozê-la). Coloque-a num tacho com água e deixe cozer durante 10 a 15 minutos. Quando estiver quase pronta, junte a curcuma, um fio de azeite, uma pitada de sal e envolva tudo muito bem. Desligue o lume e deixe o preparado tapado durante alguns minutos.

Enquanto a quinoa arrefece, prepare os legumes para o fricassé. Noutro tacho, verta o azeite e junte a cebola picada e o louro. Deixe alourar bem e acrescente o pimento picado. Enquanto vai mexendo, junte a batata doce em cubos e a cenouras às rodelas. Não se esqueça de adicionar o vinho branco para temperar e deixe cozinhar durante alguns minutos. Junte a courgette e o molho de tomate e tape o preparado. 

Para finalizar, numa taça misture duas ou três gemas de ovos, duas colheres de chá de mostarda (opcional) e sumo de limão. Adicione o preparado aos legumes e envolva bem. Num prato, verta a quinoa e o fricassé por cima. Polvilhe com coentros, salsa picada ou sementes de cânhamo e está pronto.

Este artigo foi escrito em parceria com a Iswari.