Quer começar a comer de forma mais saudável, mas tem alguém em casa demasiado cético sobre o que vai para a mesa, certo? Pois, já somos dois. Há alguns anos decidi começar a dar ao meu filho Lourenço uma alimentação rica, equilibrada e variada, preferencialmente biológica, sem açúcares ou alimentos processados. O problema é que foi realmente difícil convencê-lo a provar as minhas receitas. Em vez de desistir, procurei mais alternativas saudáveis — e super apelativas — para o Lourenço. E ainda bem que insisti tanto, agora ele não abdica da comida preparada pelo pai.
Um dos segredos para convencer o meu filho a comer legumes e verduras — e para eu conseguir manter a minha dieta — foi esta receita de fricassé de legumes com quinoa. Além de ser saudável, é um prato é super fácil de cozinhar e perfeito para um jantar leve e, ao mesmo tempo, delicioso.
O meu objetivo foi encontrar alguns aliados que me facilitassem a vida na cozinha e que tornassem tudo mais prático, mas sem retirar qualidade aos pratos. Por isso, esta receita junta os ingredientes perfeitos para ficar saciado durante algumas horas e não ceder àquele vício de comer doces entre as refeições.
Os produtos da Iswari foram a solução para dar um toque especial ao prato e estão presentes em quase todas as receitas que partilho. Neste caso, a curcuma foi o ingrediente certo para acrescentar ao fricassé de legumes — além de contribuir para o normal funcionamento do sistema imunitário, ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga.
Se quiser utilizar os mesmos produtos da Iswari, pode aproveitar o código NIT&Pitada para ter 10% de desconto nas suas compras.
Do que precisa
Para a quinoa
— 1 chávena de quinoa;
— 2 chávenas de água;
— Flor de sal (q.b.);
— Fio de azeite;
— Curcuma.
Para o fricassé de legumes
— 2 batatas doce;
— 2 cenouras;
— 2 courgettes;
— 1 pimento vermelho;
— 2 cebolas;
— Azeite;
— 200 ml de vinho;
— 1 folha de louro;
— 3 colheres de sopa de molho de tomate;
— 2 ou 3 gemas de ovo;
— Sal e pimenta preta:
— 2 colheres de chá de mostarda (opcional);
— Sumo de limão;
— Sementes de cânhamo;
— Coentros frescos.
Como se faz
Demolhe previamente a quinoa (pelo menos 12 horas antes de começar a cozê-la). Coloque-a num tacho com água e deixe cozer durante 10 a 15 minutos. Quando estiver quase pronta, junte a curcuma, um fio de azeite, uma pitada de sal e envolva tudo muito bem. Desligue o lume e deixe o preparado tapado durante alguns minutos.
Enquanto a quinoa arrefece, prepare os legumes para o fricassé. Noutro tacho, verta o azeite e junte a cebola picada e o louro. Deixe alourar bem e acrescente o pimento picado. Enquanto vai mexendo, junte a batata doce em cubos e a cenouras às rodelas. Não se esqueça de adicionar o vinho branco para temperar e deixe cozinhar durante alguns minutos. Junte a courgette e o molho de tomate e tape o preparado.
Para finalizar, numa taça misture duas ou três gemas de ovos, duas colheres de chá de mostarda (opcional) e sumo de limão. Adicione o preparado aos legumes e envolva bem. Num prato, verta a quinoa e o fricassé por cima. Polvilhe com coentros, salsa picada ou sementes de cânhamo e está pronto.