NiTfm live

Esta é a melhor Nutella que vai comer — e é saudável

Faz-se em menos de nada e não tem gorduras processadas nem engorda. E é a melhor forma de dar as boa vindas ao outono.

De-li-ci-o-sa.

Hoje saudamos a chegada do Outono. Esta estação lembra o regresso às aulas, o cheiro a castanha assada nas ruas, os casacos quentes que já sabem bem pela manhã ao sair de casa, e o barulho das folhas secas a estalar debaixo dos pés. É uma estação nostálgica, que nos recorda que os dias grandes e quentes de verão chegaram ao fim e que nos prepara com doçura para o frio que não tarda se fará sentir.

E foi com este sentimento nostálgico que tive vontade de enriquecer o pão do lanche da tarde com um doce que é quase unânime nas opiniões dos maiores gulosos. Já perceberam do que falo? Nutella, claro, mas em versão saudável. E saudamos assim a chegada do Outono felizes, mergulhados em cacau e avelãs. Tomem nota:

Ingredientes:

– 2 chávenas de avelãs torradas sem pele;

– 1/4 de chávena de leite de amêndoa;

– 1/4 de chávena de cacau cru em pó;

– 1 colher de chá de baunilha crua em pó;

– 4 colheres de sopa de xarope de agave;

– Pitada de sal

Modo de Preparação:

Coloque as avelãs num processador de alimentos e triture até obter um puré (conforme a potência do processador de alimentos o tempo necessário a este processo pode variar. Inicialmente as avelãs ficarão moídas e só depois, com a libertação do óleo dos frutos é que começará a transformar-se num puré). Pare somente quando obtiver uma mistura homogénea. Depois junte todos os restantes ingredientes e triture até que tudo fique perfeitamente incorporado. Verifique se a consistência do creme está como desejada, caso contrário acrescente mais leite de amêndoas. Sirva de imediato ou guarde num frasco de vidro fechado no frigorífico.