NiTfm live

nittv

Snack da semana: esta mousse de cacau com queijo quark e amendoim não estraga a dieta

Cada dose tem cerca de oito gramas de hidratos de carbono e três de proteínas. Tome nota da receita do livro "Superalimentos — Refeições com Mais Vida".

A receita dá para seis doses

Seguir uma dieta restrita é difícil, mas é possível, já que hoje em dia emagrecer não significa passar fome. O problema é quando chega o momento da sobremesa, em que todos comem alguma coisa e nós ficamos desfeitos por dentro. Esqueça essa sensação, há opções saudáveis e igualmente deliciosas que pode fazer — o truque está na troca de ingredientes.

Uma mousse de cacau com queijo quark e amendoim, parece-lhe bem? A manteiga de amendoim, por exemplo, tem diversos benefícios para a saúde, como um elevado teor em proteína e um grande poder de saciedade. Já o queijo quark é pobre em gordura e rico em proteína.

Não, não vai estragar tudo com o chocolate. Só tem de escolher um chocolate negro com mais de 70 por cento de cacau. Os amendoins, desde que sejam sem sal, também não têm problema.

Tome nota da receita de Mafalda Rodrigues de Almeida, autora do livro “Superalimentos — Refeições com Mais Vida“.

Ingredientes (para seis taças):

— 200 gramas de chocolate negro;
— Três colheres de sopa de cacau em pó;
— 400 gramas de queijo quark;
— Uma colher de chá de essência de baunilha;
— 100 gramas de iogurte natural;
— Três colheres de sobremesa de manteiga de amendoim;
— Amendoins torrados picados (a gosto).

Modo de preparação:

Derreta o chocolate e o cacau em banho-maria até formar um creme. Junte o queijo quark mexendo sempre com uma vara de arames. Depois, adicione a baunilha e mexa novamente. Deixe reservar.

Entretanto, numa taça, misture o iogurte e a manteiga de amendoim.

Distribua a metade da mistura de chocolate e quark em taças pequenas, sobreponha com a mistura de amendoim e termine com a restante mistura de chocolate.

Leve ao frigorífico uma a duas horas. No final, sirva polvilhado com amendoins torrados picados e, se quiser, cacau em pó.

Este vídeo foi realizado pela produtora de conteúdos multimédia Janela Discreta.