NiTTV

Snack da semana: bolo de vegetais com cobertura de Skyr

Usámos o iogurte da moda para cobrir um bolo acabado de sair do forno — e vamos repetir a dose.

Quisemos usar o iogurte da moda que já existe há mil anos.

Skyr está na moda, essa é que é verdade. Tanto que encontrar uma embalagem no supermercado para fazer esta receita, foi complicado. Aproveitando o facto de ser meio cremoso, juntámos sumo de laranja para dar um gosto diferente, batemos um pouco e aqui está: uma cobertura muito saudável.

Pode replicar para outros doces, coloque um pouco de açúcar que vai ficar melhor. A NiT usou-a num bolo de vegetais, cheio de coisas boas: cenoura, courgette e maçã. A mistura colocámos numa forma redonda, mas se tiver uma tipo bolo inglês até é melhor.

Atenção ao tempo de forno. Os legumes têm muita água, se não os escorrer antes de juntar à massa é provável que o tenha de deixar mais uns minutos a cozer — depois atenção para não o deixar queimar. Um bolo salgado, muito saudável para usar o iogurte do momento.

Ingredientes:

— 150 gramas de manteiga derretida

— 3 ovos

— 1 laranja (sumo)

— 2 chávenas de farinha com fermento

— uma colher de chá de canela

— 2 cenouras raladas

— 1 courgette ralada

— 1 maçã aos cubos

— 6 nozes picadas

— sal q.b.

—1 iogurte Skyr

Preparação:

Começa por juntar a manteiga derretida com os ovos. O objetivo é fazer uma gemada, mas sem o açúcar. Depois junte o sumo de meia laranja e de seguida os secos: farinha e canela. Misture bem até ficar homogéneo. Depois coloque a cenoura e a courgette raladas, a maçã e as nozes. Volte a misturar bem para não ficar com um lado cheio de massa, outro só com os vegetais.

Leve ao forno por 30 minutos a 180º. Enquanto coze prepare a cobertura. Numa taça coloque o iogurte Skyr e o sumo de meia laranja. Misture até ficar mais cremoso. Ponha num saco de pasteleiro e disponha depois por cima do bolo assim que sair do forno e arrefecer.

Este vídeo foi realizado pela produtora de conteúdos multimédia Janela Discreta.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo