NiTfm live

Nittv

Snack da semana: as pataniscas de courgette que pode comer à vontade

Não têm bacalhau ou batata e não precisam de quantidades industriais de óleo para serem feitas.

Acompanhe com molho de Skyr.

Esqueça as quantidades absurdas de óleo. Para estas pataniscas saudáveis só precisa de uma colher de óleo de coco para as preparar. São de courgette e não levam batata. Por isso, são para comer à vontade e com pouca restrição. Para um almoço rápido ou petiscar ao lanche, é como preferir.

É daquelas receitas que só precisam de misturar tudo e estão pronto para cozinhar. A courgette, o alho e o limão são os únicos ingredientes que vão sujar a faca. A farinha, os ovos, o sal e a pimenta nem chegam a ver a tábua, passam diretamente para a frigideira e a taça onde fica tudo junto.

Em poucos minutos ficam douradas de um lado e do outro. Para acompanhar pode fazer um molho saudável, claro. A NiT sugere que prepare uma porção com Skyr. Basta abrir o iogurte, colocá-lo numa pequena tigela, misturar para o deixar mais cremoso e temperar com sal, pimenta e umas gotas de limão.

Do que precisa:

— 1 courgette

— 100 gramas de queijo ralado

— 2 ovos

— 1 chávena de farinha

— 1 dente de alho

— Sal e pimenta q.b

— Sumo de meio limão

Como se faz:

Comece por cortar a courgette em cubos. Coloque numa taça e acrescente o queijo ralado, os dois ovos, o alho, a farinha, sal, pimenta e o sumo de meio limão. Misture tudo bem até ficar bem ligado. Aqueça uma frigideira com uma colher de óleo de coco. Com ajuda de uma colher faça pequenas bolas de massa e leve a fritar de cada lado. Sirva com um molho de Skyr.

Este vídeo foi realizado pela produtora de conteúdos multimédia Janela Discreta no espaço d’A Loja dos Cozinheiros.