NiTfm live

Nittv

O melhor pão de alho com presunto e queijo

Tudo o que existe de melhor junto numa só receita. É o sonho de qualquer início de jantarada.

Pão de alho congelado, que é só tirar do pacote e levar 15 minutos ao forno para tostar e derreter a manteiga é muito bom, que é, mas só faz é mal. Além disso, depois de ver esta receita não vai querer outra entrada nos jantares de amigos. Prepara-se em poucos minutos e não precisa de ser um grande chef — qualquer desajeitado a faz.

Pode fazer este pão com uma simples manteiga de alho e salsa, mas como gostamos de inovar acrescentámos dois tipos de queijo e ainda presunto por cima. A apresentação também não é a mais tradicional num pão de alho, em que se costuma usar baguetes.

Nada de acrescentar sal. Os elementos já são bastante salgados, não precisa de mais tempero algum. É levar ao forno, cortar em fatias e começar já a preparar outro que o primeiro que fez já deve estar no fim.

Do que precisa

— 1 base de massa de pizza
— 1 chávena de manteiga
— 5 alhos picados
— 1 chávena de queijo mozzarella
— sala q.b
— 1 chávena de queijo cheddar
— 8 fatias de presunto

Como se faz

Comece por estender a massa de pizza. Numa taça misture a manteiga com a salsa e os alhos e barre a massa. Depois, por cima, intercale em xadrez pequenas doses de queijo cheddar e mozzarella. Sobre cada monte disponha um pedaço de presunto. Corte os quadrados e sobreponha-os de dois em dois. Ponha numa forma forrada com papel vegetal e leve ao forno a 180º por 25 minutos.

Este vídeo foi realizado no espaço d’A Loja dos Cozinheiros pela produtora de multimédia Janela Discreta.