NiTfm live

Nittv

Aprenda a fazer fígados de pato com vinho Madeira do Rua

O chef Manuel André Fernandes mostra-lhe como se faz um dos novos pratos da ementa do restaurante do Príncipe Real, em Lisboa.

É um dos novos pratos do Rua.

Há street food de todo o mundo num dos mais recentes restaurantes do Príncipe Real. Manuel André Fernandes é o responsável pelo Rua. O espaço abriu no início de novembro de 2017 e tem agora uma nova carta disponível. A NiT foi ter com o chef ao restaurante para sabermos como se preparam os Fígados, um das mais recentes novidades do menu.

São de pato e começam com uma marinada que convém que fique de um dia para o outro para ficarem mais saborosos. Alho, sal, pimenta, louro, pimentão doce e vinho branco. Nada a ver com a do senhor Canela de “Pesadelo na Cozinha”.

Na receita faz também um caldo de pato que pode fazer com os ossos do animal, muitos temperos e legumes. Aqui precisa de usar um litro. Depois ainda há um caramelo seco que é um pouco chato de fazer. De resto, tudo muito simples. Se não quiser ter este trabalho todo, pode sempre ir ao restaurante do Príncipe Real e pedir o prato. Custa 9€ e vem acompanhado com tostas.

Do que precisa

— fígados de pato

— 200 ml de vinho branco

— açúcar q.b.

— alho q.b.

— pimenta q.b.

— sal q.b.

— 2 folhas de louro

— pimentão doce q.b.

— 75 ml de vinagre

— sumo de 1 laranja

— azeite q.b.

— vinho Madeira q.b.

Como se faz

Tudo começa com a marinada dos fígados de pato. O melhor é ficar de uma dia para o  outro para ganhar mais sabor. Aos fígados junte alho, sal, pimenta, louro, pimentão doce e vinho branco. Depois faça o molho do pato. Numa panela quente junte açúcar para fazer um caramelo seco. Assim que derreter junte 75 ml de vinagre e o sumo de laranja. A este preparado adicione um litro de caldo de pato, feito com os ossos. Deixe reduzir para metade.

De seguida, salteie os fígados com um pouco de azeite. Não deixe demasiado para não ficarem secos. Junte um pouco de vinho Madeira e e deixe o álcool evaporar. No final junte o caldo anterior e deixe cozinhar por uns minutos. Tempere com sal e pimenta e sirva com tostas.

Este vídeo foi realizado pela produtora de conteúdos Janela Discreta.

localização, contactos e horários

morada
  • RUA [ver mapa]
    Rua de O Século 149 A, Lisboa
    1200-434 Lisboa
    localizações
    Lisboa, Príncipe Real