NiTTV

Foodporn: é assim que se faz bacalhau à Masterchef Afonso Vilela

Afonso Vilela foi o grande vencedor do “MasterChef Celebridades”, o programa da TVI que terminou este domingo, e a NiT esteve com ele a preparar uma receita.

Em menos de uma hora, Afonso Vilela fez este bacalhau.

As gravações de “MasterChef Celebridades” já tinham terminado há umas semanas quando Afonso Vilela se encontrou com NiT numa cozinha. O trânsito atrasou a chegada do ator e só tínhamos uma hora para fazer o prato — o restaurante tinha de voltar ao funcionamento normal e não podíamos ocupar mais as bancadas e fogão. A pressão era tanta como no programa.

A lista de 15 ingredientes que nos pediu pareciam muitos para 60 minutos, mas não para Afonso Vilela — já estava habituado à falta de tempo na competição. Trouxemos panelas, frigideiras, colheres, garfos, facas, processadores, tudo o que era necessário para a preparação e em pouco tempo já tínhamos a câmara a gravar e o relógio a contar.

Afonso Vilela foi o grande vencedor da primeira edição de “MasterChef Celebridades”.

O vencedor de “MasterChef Celebridades”, o programa que terminou este domingo, 9 de julho, na TVI, preparou em exclusivo para a NiT a sua receita de bacalhau: o Bacalhau à Afonso. E deu algumas dicas bastante úteis para que o prato seja cozinhado na perfeição. Confitar o bacalhau é a mais importante. Uma pequena caçarola com um litro de azeite — sim a garrafa toda — e a posta de bacalhau lá dentro, para ficar toda coberta.

O lume tem de estar médio, não deixe que ferva. Para saber se está pronto, veja a gordura do bacalhau a vir ao de cima, uma espécie de espuma branca. Quanto mais tiver, melhor, é sinal que o bacalhau é de qualidade e até a pode usar para fazer um molho para o prato.

O bacalhau, o puré de feijão, os grelos, o grão e a redução de cebola, tudo no prato em menos de meia hora. Agora também o pode fazer em casa. Saiba como.

Ingredientes:

— 1 molho de grelos

— 180 gramas de bacon

— 1 cabeça de alho

— 5 folhas de louro

— 1 frasco de feijão branco cozido

— leite q.b

— sal q.b

— pimenta q.b

— 1 posta alta de bacalhau

— 1 l de azeite

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo