NiTTV

Snack da semana: almôndegas de brócolos para um almoço saudável

Ficam apenas 15 minutos no forno e são o petisco ideal para comer sozinho ou para servir como acompanhamento.

Pode comer sozinhas, mas também servem de acompanhamento.

Brócolos, esse velho amigo de infância que estava sempre ao lado do delicioso peixe cozido. Esta é seguramente uma das memórias mais comuns das nossas vidas. Mas na verdade, estamos a ser muito injustos com os brócolos. Eles podem ser mesmo deliciosos. Por isso, a NiT pegou no famigerado legume verde e deu-lhe toda uma nova vida — e sem perder a sua principal característica: ser saudável. Só precisa de os cozer ligeiramente, juntar meia dúzia de ingredientes e fazer pequenas bolas. Mais fácil é impossível.

A forma não interessa — a NiT preferiu fazer ao estilo almôndega —, o importante é mesmo o sabor. Basta juntar ovo, pão ralado, cebolinho, queijo ralado, alhos picados e cebola. Prove para perceber se precisa de algum tempero e depois é só levar ao forno.

Servem como um snack por si só, mas também podem ser servidos como acompanhamento.

Ingredientes:

— 1 cabeça de brócolos

— 1 ovo

— 1 chávena de pão ralado

— meia chávena de cebolinho

— 1 chávena de queijo ralado

— 2 alhos picados

— 1 cebola picada

Preparação:

Numa panela com água a ferver junte sal e os brócolos durante dois minutos. Depois passe-os por água fria e pique muito finamente para ficar com uma espécie de areia. Pode ser com a faca ou com a ajuda de um processador.

Numa tigela coloque os brócolos picados, o ovo batido, o pão ralado, o cebolinho, o queijo, os alhos e a cebola. Coloque sal e pimenta para retificar sabores e misture tudo. Faça pequenas bolas, junte-as bem para ficarem firmes, e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno a 200º durante 15 minutos ou até ficarem ligeiramente tostados.

Este vídeo foi realizado na cozinha do Olivier Avenida.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo