NiTtv

Snack fit da semana: mousse de framboesas e açaí

É a sobremesa perfeita para fazer à última da hora: prepara-se em dez minutos, é saudável e vai parecer o melhor cozinheiro do mundo para a sua família.

Antigamente as nossas mães e avós preparavam sobremesas deliciosas. Mas gordices à parte, a verdade é que estas receitas também têm bastante açúcar e, às vezes, um pouco de gordura a mais. Sejamos sinceros: é um grande desafio para quem quer manter a linha.

Por isso mesmo, e porque os superalimentos são cada vez mais usados na alimentação diária, a NiT escolheu uma receita com dois deles: framboesas e açaí.

Sabia que as framboesas têm apenas 53 calorias, por 100 gramas, e são ricas em antioxidantes que retardam o envelhecimento? Já o açaí é uma ótima fonte de fibras, proteínas, cálcio e vitamina B1 — nutrientes essenciais para o organismo.

Para tirar proveito das vantagens destes alimentos, tome nota de tudo o que precisa para preparar a receita do livro “Superalimentos — Refeições com Mais Vida“, da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida.

Ingredientes (para seis taças):

— 200 gramas de framboesas;
— 200 gramas de polpa de açaí;
— 200 gramas de queijo quark;
— 80 gramas de mel;
— Uma colher de chá de essência de baunilha;
— Duas colheres de chá de ágar-ágar em flocos.

Modo de preparação:

Leve ao lume as framboesas e o açaí. Junte os flocos de ágar-ágar e, mexendo sempre, deixe cozinhar mais dois minutos. Apague o lume deixe reservar.

De seguida, numa picadora ou robot de cozinha, coloque o queijo quark, o mel, a essência de baunilha e a mistur de framboesas com açaí. Pique tudo até obter um creme suave.

Por fim, prove e se for necessário junte mais um pouco de mel. Coloque em taças e leve ao frigorífico até solidificar.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo