É impossível não nos sentirmos velhos quando sabemos que se assinalam, em 2019, 30 anos desde que o mundo conheceu Jerry Seinfeld, Elaine, George Costanza e Kramer. Uma das séries cómicas mais populares de todos os tempos estreou na televisão em 1989 e só terminou nove anos (e temporadas) depois, em 1998.
Durante esse tempo, aprendemos com “Seinfeld” que as fraquezas do ser humano são o seu lado mais interessante; que todos temos defeitos e paranóias, que os pretzels devem ser sempre acompanhados de líquidos, pois fazem muita sede; que fazer ar de zangado no trabalho faz-nos parecer ocupados; que ser cabeça no ar é por vezes o melhor remédio; que uma mentira é real se acreditarmos nela e que é possível criar centenas de episódios e diálogos hilariantes numa série sobre nenhum assunto ou tópico em concreto — e, ao mesmo tempo, sobre tudo.
Para celebrar esta ocasião memorável, a produtora Superfly, que organiza, entre outros, o festival de música Bonnaroo e o evento de comédia Clusterfest, anunciou em junho que no outono deste ano vai nascer uma experiência inédita, imersiva e épica sobre “Seinfeld“. Onde? Em Nova Iorque (EUA), claro.
A nova atração chama-se The Seinfeld Experience, onde os fãs podem “mergulhar no mundo de Seinfeld através de uma exploração de clássicos e amadas personagens”, diz a empresa.
Não foram adiantadas datas exatas nem o local certo, mas sabe-se já que a experiência estará disponível no bairro de Gramercy, em Manhattan, muito em breve. Além disso, a produtora apenas adiantou que a Seinfeld Experience contará com trajes icónicos, memorabilia, recriações da série e diversos adereços, bem como conteúdo nunca antes visto. Certo é que haverá uma “loja com uma edição limitada e mercadorias exclusivas”.
Num comunicado divulgado também na quinta-feira, o comediante Jerry Seinfeld acrescentou pouco, dizendo apenas qualquer coisa do género: “Como eu sou o Seinfeld, durante muito tempo eu fui a única pessoa a realmente ter a experiência de Seinfeld [a Seinfeld Experience, o nome da nova atração, à letra].” Adiantou ainda que a iniciativa vai oferecer às pessoas uma hipótese rara de “interagir com o nosso programa parvo de TV dos anos 90” sobre quatro amigos solteiros em Nova Iorque.
Tal como acontecia com outras séries que marcaram Manhattan, como “Friends” e “O Sexo e a Cidade“, atualmente os visitantes já podem conhecer espaços icónicos da produção, como o Tom’s Restaurant perto da Universidade de Columbia — isso mesmo, o dinner onde os amigos se encontravam constantemente.
Há vários anos que estão também disponíveis visitas guiadas: uma das quais é conduzida por Kenny Kramer, a inspiração por detrás da adorada personagem Kramer na série. Além disso, em 2015, a cidade teve um evento pop-up de cinco dias que permitiu conhecer os apartamentos e reviver momentos da produção.
Agora, esta mega atração, idealizada em parceria com a Warner Brothers, promete levar a nostalgia a um novo nível. “Como os nossos fãs celebram o 30.º aniversário de ‘Seinfeld’, estamos entusiasmados em fazer a parceria com a Superfly para apresentar uma experiência autêntica que homenageia as cenas mais icónicas, frases e personagens da série”, disse um responsável da Warner Bros citado por vários meios.
A experiência será aberta no outono e estará a funcionar todos os sete dias da semana. Os bilhetes estarão à venda nos próximos meses e disponíveis até fevereiro de 2020.
“Tudo o que posso dizer é que, no contexto geral do mundo em que vivemos, isto agora parece completamente normal”, concluiu Jerry Seinfeld no seu comunicado.