Viagens

Um tigre e suas crias: a incrível foto que está a emocionar o mundo

A imagem foi tirada num Parque Nacional indiano e mostra como a espécie está a recuperar do perigo de extinção.
A imagem de Siddharth Singh.

É uma imagem incrível porém real, capturada no meio da natureza e carregada de simbolismo. Uma foto tirada recentemente por um oficial do Serviço Florestal Indiano que lidera excursões ao Parque Nacional Dudhwa, na Índia, tornou-se viral e está a correr o mundo, por trazer esperança na conservação das espécies — neste caso dos tigres de Bengala, em perigo de extinção.

A imagem foi tirada já no início deste ano por um funcionário serviço que gere os parques indianos, Siddharth Singh; e depois partilhada no Twitter por um outro membro desta instituição, um colega seu, Parveen Kaswan.

Foi esta partilha que viralizou em dias e agora, uma semana depois da publicação de 6 de janeiro, tem já milhares de partilhas, gostos e comentários.

Parveen Kaswan explica junto à foto: “esta é uma imagem mágica. Conte os #cubs (crias) com #tigres. (…) Os esforços estão a ajudar que esta espécie recupere da beira da extinção”.

Segundo noticia o “Insider” num artigo sobre a imagem, a população de tigres selvagens da Índia está finalmente a aumentar de novo, tendo mesmo subido 33% desde 2014.

Atualmente, existem cerca de três mil tigres de Bengala contabilizados e em estado selvagem na Índia, graças a esforços de conservação, políticas mais rigorosas sobre a vida selvagem e apostas na segurança contra caçadores furtivos.

A foto dos cinco filhotes é um sinal de esperança mas, lembra a revista, embora os sinais de recuperação sejam positivos ainda há risco de extinção.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT