Viagens

TAP cria uma nova classe: entre a económica e a executiva

Chama-se Economyxtra e é um meio termo acessível. Tem mais espaço para pernas, as cadeiras são melhores e as refeições também.
Os lugares são assim.

Sempre que escolhe um voo, volta à mesma indecisão: gostava de comprar um lugar na classe executiva, sobretudo se é uma viagem de longo ou médio curso, quando o conforto até importa — mas a diferença de preços tende a ser abismal. A grande maioria das pessoas acaba por optar pelo bilhete regular ou até low cost, e fica a torcer por se tornar numa daquelas histórias de quando a classe económica estava sobrelotada e pronto, ganhou o direito a um upgrade para a executiva.

Só que a partir de agora, há um meio termo. A TAP criou uma nova classe aérea: isso mesmo, uma nova opção, um híbrido entre a executiva e a económica — algures entre o mau e o ideal de conforto, privilégios e preço.

Segundo a transportadora aérea portuguesa, a ideia é simples: uma experiência a bordo que vai além das tradicionais Classe Económica e Classe Executiva, pensada para os voos de médio curso.

No fundo, é uma nova forma de viajar em económica. Mas há mais: os clientes com tarifas Classic ou Plus e Clientes TAP Miles&Go Gold e Navigator são automaticamente diferenciados e passam a usufruir desta “experiência superior” que é oferecida pela EconomyXtra.

Já os os viajantes com tarifas Basic ou Discount podem adquirir todos os benefícios inerentes ao produto EconomyXtra no momento da reserva ou comprar posteriormente.

Como funciona?

A NiT fez o teste numa viagem Lisboa-Roma, no final do mês de novembro, por exemplo. Assim que escolhe os destinos e datas, aparecem-lhe as tarifas. Estão todas especificadas no que respeita a bagagem admitida, tipo de lugar e tipo de refeição.

Encontra então a tarifa Discount, neste dia 27 de novembro, no seu caminho para Roma. Esta só aceita bagagem de mão, não é reembolsável, é o low cost da TAP. Custa 68,12€ nessa data (está com um ligeiro desconto).

Depois tem a Basic. Por mais 18€ face aos 68,12€, ou seja 86,12€, passa a ter bagagem de porão e a poder fazer alterações à sua reserva. Mas se preferir, salta antes para a Classic: mais 29€ face ao preço base, ou seja 97,12€ dão-lhe já direito ao Classic e também à EconomyXtra. Finalmente tem o Plus: com o EconomyExtra, mais milhas acumuladas, bagagem prioritária, fast track e bilhete reembolsável. Esta opção fica 79€ acima do preço base: no total, 138,12€.

Tudo isto no modo classe económica. Se comprasse o mesmo voo e na mesma data em executiva, ele começaria nos 352,12€. Sendo que com 97,12€, comprando um Classic, já tem esta nova classe “do meio”.

E o que traz então o Xtra? Diz a companhia que existem pelo menos sete melhorias face à económica regular. Mais espaço para as pernas; filas dianteiras com reserva de lugar; cadeira reclinável e mais espaçosa; encosto de cabeça ajustável, tomada elétrica e de USB no lugar; suporte para tablet; e ainda refeições e bebidas melhoradas face às atuais. Ou seja, refeições quentes nos horários de almoço ou jantar, em algumas rotas, como Paris, Roma ou Frankfurt, entre outras.

As refeições.

A TAP esclarece que continua a oferecer a todos os passageiros que viajem em classe económica, no médio curso, um serviço de bebidas, incluindo vinhos portugueses de qualidade; e a garantir, de acordo com a escolha do cliente, a partir de um snack até uma refeição completa.

Quanto a quem já comprou um voo Discount ou Basic e quer experimentar, só tem de ir ao site, pagar o extra e adicionar. 

Tudo isto é para voos de médio curso. Nos de longo curso o que muda é apenas o lugar. A partir de agora, pode, se quiser, escolher um lugar na área do avião onde se sente mais confortável e onde prefere viajar. Em classe económica há três áreas diferentes, com preços também adaptados: Área EconomyXtra, ou assentos vermelhos; Extra Legroom, ou as filas da saída de emergência; e Área Economy, os assentos verdes. Mas aqui, ou seja nos voos de longo curso, a tipologia da refeição servida é igual para as três áreas de classe económica.

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