Viagens

Saiba como diminuir o impacto ambiental das suas viagens de avião

Escolher o melhor avião, levar uma mala mais leve e ajudar a compensar as emissões de dióxido de carbono são algumas das dicas simples.
Como voar sem culpa.

Há cada vez mais pessoas preocupadas com o impacto do seu estilo de vida no meio ambiente. Apesar do alto impacto ecológico de um voo, deixar de conhecer lugares distantes não é uma hipótese. Para o ajudar a apanhar um avião sem passar a viagem com um sentimento de culpa na consciência, a “Lonely Planet” fez uma lista com dicas que podem minimizar o seu impacto ambiental.

Antes de comprar um bilhete, escolha um avião que seja mais ecológico. Tal como os carros e barcos, existem vários tipos de aeronaves e motores que causam níveis diferentes de poluição. Para consultar a eficiência das companhias aéreas, pode aceder ao site da ONG Atmosfair, que possui uma calculadora de emissões de dióxido de carbono e ver qual é a empresa mais ecofriendly. Há companhias que já estão a utilizar uma mistura de biocombustíveis e combustíveis convencionais para diminuir o impacto, por exemplo.

Esqueça a champagne e o espaço entre as pernas. A pegada ecológica da classe económica é bem menor do que a da executiva. Segundo um estudo do Banco Mundial, quanto maior o espaço que um passageiro ocupa no avião, maior a poluição que ele causa. 

Outra maneira de manter a consciência e o ambiente mais limpos, é pagar uma taxa adicional para compensar as emissões de dióxido de carbono que são lançadas ao apanhar um voo. Como nem todas as companhias aéreas dão esta opção no momento da compra, os viajantes podem contribuir para empresas de compensação certificadas, como a Gold Standard, Climate Action Reserve ou Verra.

De acordo com o Programa Ambiental da ONU, reduzir 15 quilos do peso da sua bagagem ajuda a diminuir entre 50 e 100 quilos de emissões de dióxido de carbono num voo de quatro horas e meia.. O truque é escolher roupas e sapatos que combinem entre si para que possa levar menos peças.

Por último, prefira sempre voos diretos. A NASA estima que 25 por cento das emissões dos aviões ocorram durante a descolagem e a aterragem. Portanto, se apanhar mais de um voo para chegar a um destino, vai duplicar a sua pegada ecológica. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT