Viagens

É oficial: Reino Unido exclui Portugal da lista de países seguros para turistas

Quem quiser viajar para terras britânicas a partir de Portugal terá de cumprir os 14 dias de quarentena.
Bye, Algarve.

Portugal ficou fora da lista de países considerados seguros por parte das autoridades britânicas. A decisão foi anunciada hoje pelo executivo de Boris Johnson e acontece numa altura em que o Reino Unido é o país europeu mais afetado pelo novo coronavírus.

A lista foi divulgada esta sexta-feira, 3 de julho, e inclui mais de 50 países. Entre eles estão países como Itália, Espanha, França e Alemanha, países a partir dos quais as pessoas podem viajar através dos chamados “corredores de viagem internacionais”.

A medida entra em vigor a 10 de julho e na prática significa que qualquer viajante que aterre em terras britânicas vindo de Portugal terá de cumprir os 14 dias de isolamento.

Recorde-se que, nesta altura, o Reino Unido contabiliza mais de 280 mil casos confirmados de Covid-19. O número é inferior ao da Rússia (mais de 660 mil) e Espanha (perto de 300 mil). Mas é o país europeu com mais mortes contabilizadas (perto de 44 mil, quase mais 10 mil do que a Itália, o segundo com mais óbitos).

O Reino Unido é o principal mercado emissor de turistas para Portugal. Só em 2019, mais de dois milhões de britânicos visitaram o País. Nesta altura, Portugal contabiliza 42.782 casos desde o início da pandemia e 1.587 óbitos por complicações resultantes do Covid-19

As autoridades britânicas assumem ainda que mais países poderão ser incluídos ou retirados da lista caso considerem necessário.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT