Viagens

Quer viver na Ilha Proibida? Abriram as candidaturas — e até oferecem casas

Este pequeno paraíso natural escocês é conhecido pelo seu castelo e ecossistema. Bem-vindos à Isle of Rum.
A remota ilha escocesa.

Chama-se Isle of Rum, mas já foi conhecida entre os moradores daquela zona como A Ilha Proibida. Porém, este pequeno segredo escocês está a tentar ganhar uma dinâmica mais turística, por isso precisa de gente — muita gente. Quer ser um destes novos moradores? As candidaturas estão abertas até 28 de agosto.

Situada na região de Inner Hebrides, esta ilha remota escocesa tem uma população de 30 a 40 pessoas, incluindo adultos e crianças. A maior parte vive em Kinloch, a única localidade da ilha, mais conhecida pelo seu castelo. Kinloch tem ainda um pequeno porto e posto dos correios.

Com menos de 13 quilómetros de comprimento, a Isle of Rum é uma reserva natural desde que foi adquirida em 1957 pela organização ambientalista Nature Conservacy a Lady Monica Bullough. Apesar dos atrativos da natureza, é difícil atrair novos moradores sem garantir que haja mais empregos ou habitação.

A pensar nisso, a autarquia tem estado a construir quatro eco-casas, com um jardim exclusivo. As moradias serão oferecidas mediante candidatura. Kinloch está à procura de pessoas dinâmicas ou mesmo famílias que queiram ajudar a rejuvenescer a ilha, ajudando a preservar o ecossistema. Os candidatos podem ter propostas de negócios para ali ou por exemplo serem pessoas que possam fazer teletrabalho remotamente — Kinloch garante que a banda larga ali é de qualidade.

No site onde pode fazer a candidatura há também várias informações da ilha, bem como fotografias que mostram em que ponto está a construção das novas casas (que já vão bem adiantadas).

O castelo é a atração local.

Para chegar à ilha, tem de voar do Porto ou de Lisboa até à Escócia. A partir de Glasgow pode seguir de carro até à costa norte. Há diferentes portos com ferries que passam pela ilha.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT